Proteção e nutrição de plantas - Update Semanal Brasil & América Latina (20/11/25 – 26/11/25)

Published on: November 26, 2025

México implementou ajustes operacionais em trâmites para pesticidas


BRASIL

Em cumprimento a decisões judiciais, Anvisa aprova avaliação toxicológica de lambda-cialotrina + lufenurom (Pilarquim); imidacloprido e diclosulan (Tecnomyl); metominostrobina + tebuconazol + clorotalonil (Ihara); tebuconazol (GSP); azoxistrobina + ciproconazol (Lemma); e malationa (Biorisk). (DOU, Res. n° 4684 – 4688 e 4692 – 4693 de 19/11/2025, Anvisa)

Bayer prevê lançamento de herbicida Icafolin-metil no Brasil em 2028, primeiro mercado a receber essa tecnologia. Esse é o primeiro princípio ativo com novo mecanismo de ação para controle pós-emergente de plantas daninhas em mais de 30 anos. (Bayer)

Mosaic anunciou Felipe Pecci como novo vice-presidente comercial no Brasil. (The Mosaic Company)

Ministério Público Federal em MS propôs Ação Civil Pública de US$ 57,7 milhões contra mais de 20 empresas e também contra o Ibama, após confirmar contaminação crônica da Bacia do Rio Dourados por atrazina. MPF acusa o Ibama de omissão regulatória e pede que o órgão seja obrigado a iniciar imediatamente a reavaliação do registro da atrazina e implementar programa permanente de monitoramento de resíduos na bacia, além da suspensão das vendas e apresentação de diagnóstico ambiental. (MPF/MS)

Yara Brasil apresentou, durante a COP30, iniciativas para reduzir emissões na produção e no uso de fertilizantes. A empresa destacou fertilizantes produzidos com energia renovável, que permitiram reduzir em 40% a pegada de carbono do café em parceria com a Cooxupé, e entre 40% e 66% na produção de batatas junto à PepsiCo. O Brasil também se tornou o primeiro país das Américas a produzir amônia renovável a partir de biometano da cana, tecnologia capaz de cortar até 90% das emissões. Segundo a Yara, a descarbonização do setor exige integração da cadeia, da matéria-prima ao consumidor. (Yara Fertilizantes)

Carga com cerca de 10 toneladas de defensivos agrícolas foi apreendida pelo Departamento de Operações de Fronteira durante fiscalização na rodovia MS-386, em Mundo Novo, MS. A ação integra o programa “Protetor das Fronteiras e Divisas” e também apreendeu 27,5 mil pacotes de cigarros. Todo o material foi encaminhado à Receita Federal. (DOF/MS)

Supremo Tribunal Federal retomou julgamento sobre constitucionalidade dos incentivos fiscais ao ICMS e ao IPI para agrotóxicos. O relator Edson Fachin votou pela inconstitucionalidade dos benefícios; André Mendonça, acompanhado por Flávio Dino, defendeu a manutenção condicionada a critérios de toxicidade; e Cristiano Zanin, seguido por Dias Toffoli e Luiz Fux, votou pela validade integral das isenções. O julgamento foi novamente suspenso, sem data para conclusão. (STF)

MAPA realizou, na AgriZone [espaço de inovação e tecnologia do agro dentro da COP30] o painel “Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas – Cefenp”, apresentando o novo modelo de governança para acelerar a inovação em fertilizantes eficientes no Brasil. O Cefenp é uma rede de hubs em nove estados, com parceiros internacionais, criada para transformar ativos públicos de P&D em tecnologias adaptadas aos biomas tropicais, fortalecendo a segurança alimentar, descarbonização e autonomia produtiva. Segundo o MAPA, o centro atuará alinhado ao Plano Nacional de Fertilizantes e deve impulsionar fertilizantes inteligentes, bioinsumos e práticas regenerativas(MAPA)

Anvisa reprova avaliação toxicológica de Bacillus thuringiensis (Ergon) e Metarhizium anisopliae (Nave Bio). (DOU, Res. n° 4658 de 19/11/2025, Anvisa)

Embrapa validou, em três safras conduzidas em Unaí, MG, a adubação de restituição como estratégia eficiente para solos de Cerrado com fertilidade já elevada e estabilizada pelo manejo. O estudo mostrou que repor apenas nutrientes exportados pelas colheitas mantém produtividade, reduz custos e melhora o uso de fertilizantes, além de contribuir para menor pegada de carbono e maior eficiência energética. Segundo os pesquisadores, o balanço de nutrientes, aliado ao monitoramento por análise de solo, evita déficits e excessos de N, P e K e sustenta o desempenho produtivo de sistemas com soja, milho, sorgo e braquiária. (Embrapa)

MAPA designa Marina Veras Dourado Pires para chefiar a Divisão de Reavaliação da Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins, do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, da Secretaria de Defesa Agropecuária. (DOU, Portaria SE/MAPA n° 1.729 de 24/11/2025)

Uso combinado de nutrientes e inoculantes no sulco de plantio exige atenção à compatibilidade entre produtos. Fontes de boro podem reagir fisicamente ou quimicamente com inoculantes à base de Bradyrhizobium japonicum, bactéria responsável pela fixação biológica de nitrogênio (processo FBN). Estudos técnicos mostram que incompatibilidades podem prejudicar a formação de nódulos e reduzir a eficiência da fixação de nitrogênio em culturas como a soja. Pesquisadores recomendam verificar, antes da aplicação conjunta, estudos de compatibilidade e orientações dos fabricantes para evitar perda de desempenho agronômico. (Universidade Federal do Tocantins)

Cancelamento de três registros de agrotóxicos, sendo dois a pedido das empresas registrantes e, adicionalmente, foi cancelado – também a pedido – um processo de solicitação de registro. (DOU, Ato n° 55 de 18/11/2025, MAPA)

Pesquisadores do Instituto Agronômico e do Instituto Biológico de São Paulo finalizaram novos protocolos para o manejo da podridão-da-uva-madura em vinhedos do Circuito das Frutas, região de Jundiaí, SP. Os estudos identificaram variações locais de fungos dos gêneros Glomerella e Colletotrichum, diferentes das encontradas no Sul do País, e testaram ingredientes ativos químicos e biológicos com desempenho distinto no controle da doença. As recomendações oficiais, que incluem fungicidas e práticas culturais preventivas, serão divulgadas em dezembro. (IAC)

Análise de Marcos Gomes, cofundador da Pesquisagro e da Agroadvance Brasil e CEO da Inralt, sobre o setor de fertilizantes indica forte heterogeneidade no papel da área de qualidade nas fábricas brasileiras de fertilizantes, recorrentes problemas com laboratórios terceirizados (atrasos e falta de padronização dos resultados) e aumento de casos de adulteração de cargas de insumos, com prejuízos milionários e exposição das indústrias a riscos elevados por falhas nos controles de recebimento. (Agroadvance Brasil; Inralt)

Pesquisadores da Universidade de Brasília e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia identificaram 12 compostos voláteis liberados pelo milho que atraem a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), uma das principais pragas da cultura. O estudo também confirmou o papel da crotalária (Crotalaria spectabilis) como barreira natural no manejo, devido ao conjunto distinto de voláteis que a planta emite. Resultados validam o uso da crotalária nas bordas das lavouras como alternativa de baixo custo para reduzir infestações e apoiar programas de manejo integrado de pragas. (UnB; Embrapa)

Anvisa definiu diretrizes para avaliação do risco de exposição de operadores, trabalhadores, residentes e transeuntes a agrotóxicos, produtos de controle ambiental, afins e bioinsumos de uso fitossanitário. A norma torna obrigatório o Dossiê de Avaliação do Risco Ocupacional e para Residentes e Transeuntes para produtos com valores de AOEL [nível de exposição ocupacional aceitável, na sigla em inglês Acceptable Operator Exposure Level] e, quando aplicável, AAOEL [nível de exposição ocupacional aguda aceitável] definidos em monografia, e estabelece prazos para reavaliar cenários de uso já registrados. (DOU, RDC n° 998 de 21/11/2025, Anvisa)

Segundo texto publicado por Lilian Gonçalves, coordenadora de Registro da Bequisa, a versão 4.0 do Guia de Peticionamento do SEI, no âmbito do programa “MAPA Sem Papel”, traz mudanças práticas para o registro de agrotóxicos, como intimação eletrônica com prazo tácito de 15 dias, uso obrigatório de OCR em PDFs digitalizados, novos limites de tamanho de arquivos, definição de horário válido de protocolo e gestão totalmente digital de procuração e responsável legal integrada à Receita Federal, exigindo rápida adaptação das equipes regulatórias. (MAPA; Bequisa)

Segundo Jeferson Souza, analista de mercado da Agrinvest Commodities, as compras de insumos estão lentas neste fim de ano, num cenário de juros elevados, produtor menos capitalizado e crédito restrito, agravado pela irregularidade do plantio da soja 25/26. Nos defensivos, o mercado segue aberto tanto para a soja 25/26 quanto para o milho safrinha, enquanto, nos fertilizantes, a demanda para a soja já está praticamente fechada e o foco das negociações migra para o safrinha e para a safra 26/27, com expectativa de ainda haver “bastante negócio na mesa” até o fim de 2025. (Agrinvest Commodities)



América Latina

Segundo análise de Gustavo Ferraris, especialista em nutrição de cultivos do INTA Pergamino, braço regional do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina, a recomposição da umidade do solo permitiu ao trigo voltar a mirar rendimentos historicamente elevados, com referência técnica de cerca de 30 kg de nitrogênio por tonelada de produção (solo + fertilizante) para atingir alta produtividade e proteína em torno de 10,5%. Ferraris destaca a necessidade de manejo flexível do N ao longo do ciclo, o papel do trigo como “coluna vertebral” do sistema (favorecendo soja de segunda e reduzindo aplicações de herbicidas) e a importância de repor fósforo e enxofre quando os rendimentos superam o planejado, para evitar penalizar as culturas subsequentes. (INTA)

Segundo a associação Campo Limpio, responsável pelo sistema de gestão de embalagens vazias de agroquímicos na Argentina, o Centro de Armazenamento Transitório do Valle de Uco, em Mendoza, encaminhou recentemente cerca de 8 toneladas de plástico para reciclagem, totalizando mais de 50 toneladas de embalagens recicladas em 2025, todas submetidas à técnica de tríplice lavagem, em conformidade com a Lei Nacional 27.279 sobre gestão de embalagens vazias de fitossanitários. (Campo Limpio)

Nufarm registrou avanço na divisão de sementes na América do Sul, onde ampliou receita e margem com híbridos e expandiu a área cultivada com carinata para bioenergia. O desempenho regional compensou parte da retração global do segmento de tecnologia de sementes, afetado pela queda nos preços do óleo de peixe. (Nufarm)

Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar do México implementou ajustes operacionais em trâmites para pesticidas, incluindo redução do prazo de resposta para pareceres técnicos de 22 para 18 dias úteis, consolidação de procedimentos, novos formatos e requisitos documentais e a possibilidade de utilização de estudos de eficácia realizados em outros países, exigindo maior atenção das empresas na preparação dos dossiês. (Senasica)

Grupo de pesquisa da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, desenvolveu um dispositivo de detecção de resíduos de pesticidas. Inovação responde a uma necessidade no setor de citros do país, que movimenta mais de US$ 1 bilhão, mas enfrenta perdas de mais de 60% das frutas analisadas devido ao uso excessivo de agrotóxicos. Os químicos Jimena Tuninetti e Matías Rafti visam substituir as técnicas de alto custo por medições no local. Segundo os pesquisadores, o dispositivo permitirá que os produtores cumpram os requisitos regulamentares internacionais. (Universidade Nacional de La Plata)



LEIA MAIS:

BioAS revela a saúde dos solos