Overview by AgriBrasilis (22/07 - 28/07)

Economia da Argentina deve contrair 2,5%

Fundo Monetário Internacional projeta que a economia da Argentina deve contrair 2,5% em 2023, com uma taxa de inflação de aproximadamente 120% no final do ano. “A Argentina enfrenta uma situação muito difícil, particularmente agravada pela seca”, disse o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas. (FMI)

Com poucas reservas no Banco Central, a Argentina irá desvalorizar parcialmente o câmbio. O governo ordenou o aumento do preço do dólar que os cidadãos podem comprar (dólar “solidário”), encareceu o acesso às importações através do novo imposto de importação e ofereceu câmbio preferencial mais alto para exportações agrícolas. (Ministério da Economia)

Explosão em silo de secagem de grãos da C.Vale cooperativa agroindustrial em Palotina, PR, deixou oito mortos e 12 feridos em 26/07. (Defesa Civil)

Exportações pelo Corredor Leste do Porto de Paranaguá alcançaram 11,1 milhões de toneladas entre janeiro e junho de 2023, alta de 17,8% ante o primeiro semestre de 2022. Esse é o maior volume movimentado em 50 anos. Houve aumento significativo nos embarques de grãos em geral, com destaque para a soja, cujo volume de exportação aumentou 22,4%. (Agência Estadual de Notícias do PR)

População de plantas daninhas em lavouras de algodão está aumentando. Capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) e a vassourinha-de-botão (Spermacoce verticillata L.) são as espécies que apresentam maior dificuldade de controle. Segundo Lucas Barcellos, pesquisador da Fundação MT, o capim pé-de-galinha apresenta resistência ao glifosato e aos inibidores da acetil-CoA carboxilase, enquanto a vassourinha-de-botão é tolerante ao glifosato. “Por isso, com o avanço das plantas daninhas nas lavouras, está cada vez maior a exigência de que o produtor realize um planejamento eficaz de controle”, disse Barcellos. (Fundação MT)

Aproximadamente 180 famílias do MST invadem fazenda em Caruaru, PE, ocupando área de 500 hectares da Fazenda Bonanza, em 25/07. Incidente em PE ocorreu 24 horas após outra invasão, em Hidrolândia, GO, em que 600 famílias do MST ocuparam a Fazenda São Lukas. “Invasões como essa autorizada pelo Incra e o governo federal não resolvem o problema, não asseguram renda digna às famílias que lá estão. Servem muito mais para fomentar a desordem“, disse o governador de GO, Ronaldo Caiado. (Governo de Goiás; MST)

PR é o sexto estado brasileiro a decretar emergência sanitária, após aumento de casos aves silvestres contaminadas pela gripe aviária de alta patogenicidade. A medida tem validade de 180 dias. (Conesa)



Durante o primeiro semestre de 2023, a importação de carne suína registrou queda de 10,3%. Jeffrey Fajardo, presidente executivo da Associação Colombiana de Produtores de Carne Suína, disse que a situação tem permitido aos produtores nacionais a obtenção de uma maior participação de mercado. A carne suína produzida na Colômbia representa 81% do consumo interno total. (Porkcolombia)

México, o maior mercado para a carne de frango dos EUA, já suspendeu a maioria das proibições comerciais implementadas contra o país vizinho por conta da gripe aviária. Embarques do Colorado e Washington ainda estão bloqueados. (USDA)



Região do Alto Chaco representa 50% de todo o rebanho bovino do Paraguai. Segundo Niversindo Cordeiro, vice-presidente da Associação Rural do Paraguai em Alto Chaco, “há cerca de 15 a 20 anos o Alto Chaco tinha praticamente de 250 a 300 mil cabeças de gado e hoje possui 1 milhão e 800 mil cabeças… houve um crescimento muito grande na área de pecuária e atualmente também está aumentando muito a agricultura, no caso das plantações de algodão, milho e também a soja”. (ARP – Alto Chaco)

Representantes do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai participaram da Feira Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços, organizada pela Associação Rural do Paraguai. Na ocasião, as autoridades de ambos os países concordaram sobre a necessidade de manter a vacinação contra a febre aftosa na região. (INAC; ARP)


LEIA MAIS:

Abacate Hass conquista mercado brasileiro