Cresce a certificação no setor sucroalcooleiro

Bonsucro

“…volume total de açúcar certificado comercializado foi de 2,16 milhões de toneladas, quase o dobro do volume de 2018…”

Natália Pinheiro Cêra é coordenadora da Bonsucro no Brasil, graduada em engenharia ambiental, especializada em gestão ambiental e engenharia de segurança do trabalho. Cêra foi diretora da Rama Consultoria Ambiental e sócia da Versus Consultoria Ambiental.

Bonsucro

Natália Pinheiro Cêra, coordenadora da Bonsucro no Brasil


AgriBrasilis – Para que serve a certificação Bonsucro? Quais os critérios de avaliação dessa certificação?

Natália Pinheiro – A certificação Bonsucro é uma ferramenta métrica reconhecida internacionalmente que objetiva demonstrar o compromisso e boas práticas de sustentabilidade ambiental e social do setor da cana-de-açúcar.

Há dois tipos de certificação Bonsucro: um aplicável ao elo produtor e outro ao elo da comercialização da cadeia produtiva. Ambos existem para assegurar que a produção de cana-de-açúcar respeite o meio ambiente, direitos humanos, as partes interessadas envolvidas, o atendimento legal, e que essa seja uma cadeia de suprimentos rastreável e duradoura.

A Bonsucro objetiva acelerar coletivamente a produção e os usos sustentáveis da cana-de-açúcar e tem como alicerce três metas estratégicas, traduzidas em nossas normas de certificação:

1 – Criar valor em toda a cadeia de suprimento;

2 – Melhorar o impacto ambiental da cana-de-açúcar;

3 – Fortalecer os direitos humanos e o trabalho digno no cultivo e processamento da cana-de-açúcar.

O objetivo do Padrão de Produção Bonsucro é definir princípios, critérios e indicadores para a avaliação do desempenho das empresas em relação aos pilares da sustentabilidade.

Publicamos em outubro um relatório de resultados sobre 2021. Houve aumento significativo de membros produtores de bioplásticos, biomateriais e rum. Ao longo do ano, foram recebidos novos membros de países que não eram membros anteriormente, como Martinica, Bósnia e Herzegovina e Jamaica. Nesse relatório, concluímos que nenhuma terra classificada como de alto valor de conservação sob certificação foi convertida em terras agrícolas; em média, produtores certificados reduziram o consumo de água em 53% após cinco anos de certificação; atingiram uma redução de 6% nas emissões de GEE no primeiro ano de certificação; 32% das indústrias certificadas relataram zero acidentes com afastamento, comparado com 25% em 2019. Além disso, 71% das usinas certificadas produziram energia suficiente para exportar para a rede elétrica nacional.

AgriBrasilis – Como essa certificação impacta o acesso aos mercados?

Natália Pinheiro – Cultivada em 115 países, a cana-de-açúcar é uma das culturas comerciais mais importantes do mundo, com um vasto mercado global para açúcar e etanol, além de um leque variado de derivados alimentícios e não alimentícios e de usos finais, estimulando o desenvolvimento contínuo do mercado.

Enquanto o açúcar continuar a corresponder a 75% da destinação final de uso da cana-de-açúcar, espera-se uma expansão considerável de seu uso como biocombustível e na produção de plásticos e embalagens, bem como em outros mercados, como melaço e ração animal. Queremos que a cana-de-açúcar certificada se torne a norma para esses novos mercados.

Não podemos interferir no estabelecimento de preços, determinados pelo mercado, mas fornecemos uma estrutura que facilita o cumprimento de altos padrões de sustentabilidade, ajudando a proporcionar maior acesso aos mercados. Estamos trabalhando na identificação e engajamento com instituições financeiras e outros influenciadores para a construção de um mercado mais forte, além do envolvimento com governos e o setor público para mostrar como nossos padrões e protocolos atendem aos seus requisitos nos mercados domésticos e de exportação, como fizemos para o EU-RED e para o reconhecimento do bagaço do governo holandês na produção sustentável de eletricidade.

Alguns dos números reportados em nosso relatório mostram que o volume total de açúcar certificado comercializado foi de 2,16 milhões de toneladas, quase o dobro do volume de 2018. Vários dos membros compradores da Bonsucro já haviam assumido compromissos de adquirir 100% de seu açúcar de forma sustentável até 2020.

AgriBrasilis – Qual a área certificada na América Latina? Em que países houve maior adesão?

Natália Pinheiro – A área mundial certificada é de 1.504.302 hectares. Em dezembro de 2021, a América Latina contava com 104 usinas certificadas de um total de 145 usinas certificadas ao redor do mundo.

A certificação continua crescendo na América Latina e na Ásia. A América Latina foi a região com maior crescimento, o que é consistente com o ano anterior. O Brasil ainda é o país com maior representatividade no quadro de Membros Bonsucro, enquanto o México teve o maior número de novas adesões em 2021.

AgriBrasilis – O que é a plataforma de negociação de crédito da Bonsucro e quais os tipos de crédito? Como são obtidos e negociados?

Natália Pinheiro – É uma plataforma onde compradores e vendedores se reúnem para promover a produção sustentável de cana em escala. A ferramenta permite que produtores rurais e usinas certificadas realizem a venda de créditos para empresas compradoras e membros da Bonsucro .

Um crédito Bonsucro prova que uma unidade de cana de açúcar, açúcar bruto, etanol ou melaço foi produzida de forma sustentável, de acordo com o Padrão de Produção Bonsucro. Os créditos são negociados virtualmente. Não são operações de produtos físicos.

Somente membros têm acesso a essa plataforma e podem comprar ou vender os créditos. Todas as negociações ocorrem dentro da plataforma por vendas que chamamos on-market (correspondência automática de lances e ofertas com base no preço) ou off-market (compradores podem procurar produtores de países específicos).

 

LEIA MAIS:

Monitoramento agrometeorológico da cana-de-açúcar