Como é realizada a inspeção de produtos de origem animal no Brasil? Quão confiável é esse processo?
Ana Lúcia Viana é diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal no Ministério da Agricultura. Viana é médica veterinária, formada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e recentemente foi eleita uma das 100 mulheres mais poderosas do agro brasileiro pela revista Forbes.
Ana Lúcia Viana, Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal
AgriBrasilis – Qual é a importância do Serviço de Inspeção Federal?
Ana Lúcia – O SIF é um serviço centenário, conhecido mundialmente, vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), que oferece as garantias ao consumidor de que o produto de origem animal foi inspecionado por servidores públicos e atende aos requisitos higiênico sanitários e está apto ao consumo humano.
Atualmente, o SIF tem atuação em mais de 5 mil estabelecimentos brasileiros, todos sob a supervisão do DIPOA.
AgriBrasilis – Quais são as leis e regulamentos no contexto da inspeção de produtos de origem animal?
Ana Lúcia – A Lei nº 1283, de 18 de dezembro de 1950, dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e suas alterações, bem como o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017 e suas alterações.
AgriBrasilis – Como é realizada a inspeção de carnes no Brasil? Quão confiável é esse processo?
Ana Lúcia – Os abatedouros frigoríficos no Brasil são submetidos ao regime de inspeção permanente, que significa que o abate só pode ocorrer na presença de um auditor fiscal federal agropecuário com formação em medicina veterinária e de um médico veterinário oficial.
Os animais passam por inspeção ante mortem, quando é realizada uma avaliação dos animais vivos. No caso de animais que apresentem alguma alteração, são separados dos demais e abatidos em separado. Em seguida, após o abate os animais são submetidos à inspeção post mortem, avaliando as condições das carcaças. Em caso de qualquer patologia, as carcaças são separadas e enviadas ao Departamento de Inspeção Final, onde são destinadas ou condenadas.
AgriBrasilis – Onde se encontram e quais são os principais problemas durante as inspeções?
Ana Lúcia – Atualmente, com o crescente aumento da demanda de novos estabelecimentos e novos turnos de abate, sempre trabalhamos com uma equipe reduzida em relação à demanda. Então estamos sempre precisando de pessoal para executar as atividades.
AgriBrasilis – Quais os desafios sanitários referentes aos produtos de origem animal?
Ana Lúcia – Temos que estar sempre atentos às possibilidades de surgimento ou ressurgimento de doenças. Assim, fazer uma análise crítica dos dados gerados na inspeção é importante para que possamos estabelecer estratégias para evitar a disseminação de doenças pelo consumo da carne.
LEIA MAIS: