MAPA institui Programa Nacional contra o greening
Brasil
Em cumprimento a decisões judiciais, Anvisa aprova avaliações toxicológicas de 2,4-D-dimetilamina + aminopiralide da CHDS; e Clorfenapir 190 + lufenurom 50 g/kg SC da Biorisk. (DOU, Resoluções n° 2501 e 2502 de 07/07/2025, Anvisa)
MAPA institui Programa Nacional de Prevenção e Controle à doença Huanglongbing (greening), critérios e procedimentos para classificação e manutenção do status fitossanitário das Unidades Federativas e as medidas de prevenção e controle da doença, no território nacional. (DOU, Portaria SDA/MAPA nº 1.326 de 04/07/2025, MAPA)
Hubio Agro anunciou a nomeação de Killer Peterson Abreu como diretor executivo da empresa. (Hubio Agro)
Ensaios realizados por 16 instituições de pesquisa em 19 localidades na safra 2024/2025, demonstraram que o uso adequado de fungicidas elevou significativamente a produtividade da soja, mesmo sob alta incidência de mancha-alvo, causada pelo fungo Corynespora cassiicola. (FRAC)
Entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro encerraram abril com 2,68 milhões de toneladas. Volume representa alta de 16,8% ante mesmo mês de 2024, quando foram entregues 2,29 milhões de toneladas. De acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos, a alta das importações “continua refletindo o empenho do setor em abastecer o agro, mesmo perante as incertezas das crises geopolíticas, com desafios logísticos e estratégicos para manter o fluxo comercial desse importante insumo, imprescindível para elevar a produtividade no campo perante as expectativas de safra recorde”. (ANDA)
Em 2025, já foram registrados pelo MAPA 161 produtos técnicos (152 equivalentes) e 254 produtos formulados (167 equivalentes). Dentre os formulados, 78 registros são de produtos biológicos e/ou aprovados para agricultura orgânica. (MAPA)
Segundo Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário, é “objetivo do Estado” diminuir a quantidade de agrotóxicos na lavoura e realizar uma transição para uma agricultura de base agroecológica. “[Para] cada bioinsumo que possa substituir um agrotóxico, esse agrotóxico será retirado do mercado”, disse Teixeira. O Ministro destacou a importância do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos – Pronara, uma das novidades no Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/26. (Ministério do Desenvolvimento Agrário)
Bruno Camargo dos Santos assume o cargo de diretor de Marketing Soja – Seeds & Traits na Bayer. (Bayer)
AgriBrasilis estará presente no 16o Brasil AgrochemShow, em 12 e 13 de Agosto (estande B100). O evento de agroquímicos, fertilizantes e bioinsumos é organizado pela AllierBrasil, em parceria com a CCPIT CHEM, do governo da China. (AllierBrasil)
“O que queremos é reduzir o uso e os impactos dos agrotóxicos no Brasil”, disse Luiz Meirelles, pesquisador adjunto da Fundação Oswaldo Cruz e do Ministério Público do Trabalho. “O monitoramento de resíduos [de agrotóxicos], por exemplo, é uma questão estritamente vinculada à saúde. É importante estar atento a isso. Porque os órgãos de saúde têm que ter a total liberdade e autonomia para realizar essa ação e discutir o que vão fazer a partir dos resultados. Não importa o interesse comercial de um produto, primeiro vem a questão da Saúde Pública e a proteção ambiental”, disse Meirelles, ao comentar sobre o novo Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos. (Fiocruz)
Tecnomyl faz parceria com Syngenta para ganhar força no mercado de fungicidas e inseticidas. A Syngenta, detentora da patente do ingrediente ativo solatenol, licenciou o produto para a Tecnomyl, que será comercializado sob a marca “Desali”. (Tecnomyl)
Apesar da expectativa de mais uma safra recorde para a soja e o milho, os produtores devem enfrentar um cenário desafiador em 2025/26, com queda nas margens de lucro diante da alta dos insumos, especialmente fertilizantes, e da manutenção dos juros elevados no Brasil. (Itaú BBA)
CropLife Brasil, entidade do setor de agroquímicos, manifestou preocupação com a forma como foi instituído o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos, lançado pelo governo federal em 30/6, durante a apresentação do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/26. A entidade afirmou ter sido surpreendida com a ausência de convite à indústria e aos produtores rurais para participar da construção da política pública. “Esses atores têm conhecimento técnico e experiência para contribuir com políticas públicas mais equilibradas, alinhadas às práticas de manejo responsável já adotadas no país”, destacou em nota. (CropLife Brasil)
Vazio sanitário do maracujazeiro em SC já tem datas definidas para 2025. A medida prevê a eliminação total das plantas vivas de maracujá-azedo (Passiflora edulis) por período mínimo de 30 dias, com início em julho. A proposta é frear a disseminação do vírus Cowpea aphid-borne mosaic virus (CABMV), causador do endurecimento dos frutos, principal doença da cultura no Brasil. (Cidasc)
Bioinsumo desenvolvido pela Embrapa Agrobiologia em parceria com a Agrocete promete aumentar a produtividade e melhorar a qualidade das pastagens brasileiras, além de reduzir o uso de fertilizantes químicos. O produto deve chegar ao mercado em 2026, e combina três estirpes bacterianas que promovem o crescimento vegetal e podem ser aplicadas em diferentes tipos de pastagens, incluindo gramíneas. (Embrapa)
Na madrugada de 1/7, dois homens foram presos durante uma operação conjunta entre a Polícia Militar de MG e o Comando de Operações de Divisas da Polícia Militar de GO resultou na apreensão de aproximadamente 1.600 kg de agrotóxicos ilegais, incluindo tiametoxam, em laboratório clandestino localizado na zona rural de Unaí, no noroeste de MG. (COD)
Associação Brasileira das Indústrias de Bioinsumos articulou na semana passada importantes agendas visando a regulamentação da Lei n.º 15.070/2024. Aprovado no final do ano passado, o chamado Marco Legal dos Bioinsumos ainda carece do estabelecimento de regras detalhadas para a aplicação e execução da Lei aprovada pelo Poder Legislativo. (Abinbio)
Análise de fungicidas no tratamento de sementes de trigo, conduzida em seis regiões do Brasil na safra 2024/25, confirmou alta eficácia de formulações específicas contra os patógenos Fusarium graminearum e Bipolaris sorokiniana. Os ensaios integraram a Rede de Ensaios Cooperativos e usaram sementes da safra 2023, marcada por elevada incidência de doenças provocadas por excesso de umidade. Misturas com benzimidazois demonstraram controle de até 97,9% sobre F. graminearum. A combinação de fluxapiroxade com mefentrifluconazol superou 96% de controle de B. sorokiniana. Produtos como piraclostrobina + tiofanato-metílico + fipronil e tiofanato-metílico + fluazinam mantiveram controle superior a 85% para ambos os patógenos. (Rede de Ensaios Cooperativos do Trigo)
O acordo de cessar-fogo entre Israel e o Irã e a retomada da produção de nitrogenados no mercado egípcio e iraniano trouxeram alívio para os preços da ureia no mercado brasileiro. “No Brasil, essa queda nos preços da ureia representa uma boa notícia para os importadores. As importações de nitrogenados costumam crescer ao longo do segundo semestre, à medida que os compradores brasileiros intensificam as aquisições destinadas, principalmente, à safrinha de milho 2025/26”, disse o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Tomás Pernías. (StoneX Consultoria)
Grupo UbyAgro anunciou Murilo Roveri como novo diretor de Recursos Humanos. (UbyAgro)
MAPA publicou a Portaria nº 805/2025, instituindo o Programa Nacional de Rastreabilidade de Produtos Agrotóxicos e Afins. Segundo Roberto Araújo, membro do Conselho Científico Agro Sustentável, a iniciativa gerou “desconfortos no agro”, pela “forma atropelada com que o MAPA conduziu o processo, em desacordo com princípios de boa governança regulatória, participação social e razoabilidade econômica. Essa condução motivou três Projetos de Decreto Legislativo no Congresso Nacional, que visam suspender a medida”. (CCAS)
Anvisa publica desistência dos processos de avaliação toxicológica de 10 produtos da Cropchem; 2 da Syngenta; e 1 da Crystal. (DOU, Resolução n° 2503 de 07/07/2025, Anvisa)
Fabricante de fertilizantes Cibra anunciou plano de investimento de R$ 1,5 bilhão até o final de 2026. O objetivo da empresa é dobrar a capacidade de processamento de matérias-primas, saindo de 2,2 milhões para 5 milhões de toneladas por ano, por meio de inovação tecnológica, automação e sustentabilidade. A empresa possui sede em Camaçari, BA, e presença em 13 unidades distribuídas por oito Estados. (Cibra Fertilizantes)
MAPA publicou ofício n° 351/2025/SDA/MAPA referente a solicitação de priorização na análise de 1 produto técnico e 4 produtos formulados à base do ingrediente ativo metproxibiciclona para controle de capim pé-de-galinha (Eleusine indica). (03/07/2025, MAPA)
América Latina
Marcelo Figueira assume o cargo de gerente sênior estratégico de Marketing e Desenvolvimento de Negócios – Fungicidas para América Latina na Sumitomo. (Sumitomo Chemical Latin America)
UPL nomeou a agrônoma brasileira Mariana F. Bittencourt Amaral como diretora global das estações de Pesquisa e Desenvolvimento. (UPL Ltda.)
Argentina autorizou a comercialização de duas variedades OGM da Corteva, uma de soja e outra de milho. Aprovação ocorreu por meio das resoluções 113/2025 e 115/2025 da Secretaria de Agricultura. O novo milho geneticamente modificado combina resistência a insetos lepidópteros com tolerância a múltiplos herbicidas, como glifosato, glufosinato de amônio, 2,4-D, etc. A soja transgênica autorizada expressa proteínas que conferem proteção contra insetos lepidópteros e tolerância a herbicidas inibidores da enzima acetolactato sintase. (Senasa)
Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, recebeu Alfredo Cornejo, o governador da província de Mendoza, Argentina, e sua comitiva. O encontro teve como foco o comércio de fertilizantes, especialmente potássio, da Argentina para o Brasil, além do fortalecimento da parceria estratégica entre os países. (MAPA)
Estudo do INTA Pergamino, na Argentina, mostrou que, após suspensão do uso de agroquímicos por decisão judicial na Região de Pergamino em 2019, a produtividade caiu para 41% na soja precoce, 24% na soja tardia e 60% no trigo, e mais de 6 mil hectares e 100 produtores foram afetados. (INTA Pergamino)
Peru suspendeu temporariamente a importação de pitayas do Equador devido à detecção de agroquímicos não autorizados em um lote, o que levou a Agência de Regulação e Controle Fitossanitário do Equador e exportadores equatorianos a criarem uma mesa redonda técnica para fortalecer segurança, transparência, rastreabilidade e conformidade regulatória. As ações focam na formalização da cadeia produtiva, aplicação padronizada de boas práticas agrícolas e adoção de protocolos fitossanitários para garantir a qualidade e retomar as exportações ao mercado peruano. (Serviço Nacional de Sanidade Agrária do Peru; Agrocalidad)
LEIA MAIS: