Momento para fusões e aquisições no agro “é agora”, mas existem riscos

“Algumas áreas propícias são as revendas agrícolas, o setor de equipamentos agrícolas, as agtech…”

Vinicius Oliveira é sócio da Redirection International, empresa especializada em projetos de fusões e aquisições e de gestão de negócios.

Oliveira é formado em economia pela Universidade Federal do Paraná, e pós-graduado em finanças pela Universidade de Liverpool.

Vinicius Oliveira, sócio da Redirection International


AgriBrasilis – Devem haver mais fusões e aquisições (Mergers and Aquisitions – M&A) de empresas de produtos biológicos?

Vinicius Oliveira – Sim, um mercado com potencial de crescimento como o de produtos biológicos tende a atrair o interesse tanto de fundos de investimento como de empresas estratégicas do setor.

Muitas inovações em procedimentos, em novas cepas, dentre outros exemplos, devem acontecer ainda nesse mercado. Isso vai gerar oportunidades de aquisições e investimentos.

AgriBrasilis – Como o conflito entre Rússia e Ucrânia modificou esse cenário?

Vinicius Oliveira – O Brasil é um grande importador de fertilizantes. Grande parte dos insumos para fertilizantes vem da região que está em conflito, prejudicando a oferta e aumentando o preço para os agricultores.

Os bioinsumos podem ser vistos como uma opção para substituir os produtos atuais, e poderiam reduzir o impacto da guerra e a necessidade de importação que o Brasil tem.

Atualmente, os biológicos são produtos complementares aos químicos tradicionais, mas devem ganhar cada vez mais espaço.

AgriBrasilis – Que outras áreas do agro estão propícias para fusões e aquisições?

Vinicius Oliveira – Algumas áreas propícias são as revendas agrícolas, o setor de equipamentos agrícolas, as agtech – empresas de software e/ou tecnologia voltadas para o mercado agro, o segmento de agriculta de precisão, etc.

AgriBrasilis – A Lavoro realizou 25 operações de aquisição desde 2017. Que outras empresas estão realizando movimentos similares?

Vinicius Oliveira – No segmento de revendas, posso listar a Agrogalaxy, Nutrien e Alvorada, por exemplo.

“É um diferencial estar bem posicionado em um mercado ou nicho em que poucos competidores também estão”

AgriBrasilis – O que faz uma empresa ser alvo de um processo de M&A?

Vinicius Oliveira – Em primeiro lugar, é de grande ajuda estar em um mercado aquecido e visado para o M&A, como é o caso do agronegócio.

A empresa deve oferecer produtos e serviços de qualidade, que possuem uma diferenciação no mercado. É um diferencial estar bem posicionado em um mercado ou nicho em que poucos competidores também estão. Além disso, é importante ter uma tecnologia diferenciada, que outros players tenham o interesse em adquirir.

AgriBrasilis – Quais os riscos de operações de M&A mal sucedidas?

Vinicius Oliveira – Alguns exemplos de riscos nas operações são:

  • Integração mal planejada: a falta de um plano de integração eficaz pode levar a conflitos culturais, problemas operacionais e perda de talentos-chave.
  • Avaliação inadequada: se a avaliação da empresa alvo não for precisa, a empresa compradora pode acabar pagando mais do que o valor real da empresa.
  • Financiamento insuficiente ou excessivo: Falhas na obtenção de financiamento adequado podem criar problemas financeiros, enquanto o excesso de endividamento pode sobrecarregar a empresa compradora.
  • Desafios culturais: diferenças culturais entre as organizações envolvidas podem gerar conflitos internos, desmotivação da equipe e redução da produtividade.
  • Perda de clientes e funcionários: a incerteza durante o processo de M&A pode levar à perda de clientes e funcionários, afetando a estabilidade e o desempenho da empresa.
  • Problemas legais e regulatórios: não cumprir as regulamentações e leis aplicáveis pode resultar em penalidades legais e danos à reputação.

AgriBrasilis – O momento para transações de M&A no agro é agora? Por quê?

Vinicius Oliveira – O momento para M&A no agro é agora e no futuro também.

O agro representa aproximadamente 25% do PIB brasileiro, e é o motor da nossa economia. É natural que atraia investimentos e inovação.

O Brasil liderou a produtividade no agro no mundo:

Com o contínuo aumento da população, com o aumento da importância das pautas ambientais, e a necessidade crescente de produção de alimentos, o país tem total capacidade de continuar liderando esse movimento.

 

LEIA MAIS:

Deficiência logística gera prejuízos de R$ 30 bilhões para o agronegócio