Líder nacional do MST disse que a invasão da Embrapa em PE foi um erro
Juan Bahillo, secretário de agricultura da Argentina, negou que o país tenha suspendido a exportação de carne bovina, depois que uma fonte do governo informou que ocorreria a suspensão dos embarques por 15 dias para negociar preços com frigoríficos. “Estamos negociando preços de carne para o mercado interno e não há suspensões à exportação de carnes…”, disse Bahillo. Os preços da carne registraram forte aumento por conta da inflação, que alcançou 116% ao ano até junho de 2023. (Secretaria de Agricultura)
Javier Milei venceu as eleições primárias para presidência do país, com 30,04% dos votos. Milei propõe fechar o Banco Central e adotar o dólar como moeda oficial da Argentina. “Estamos promovendo um sistema bancário e uma reforma monetária que, em última instância, levarão ao desaparecimento do Banco Central, permitindo aos argentinos escolherem suas próprias moedas e escaparem da moeda emitida por políticos”, disse o candidato. Sobre o agronegócio, Milei diz que deseja “retomar o papel da Argentina como celeiro do mundo” e que é “essencial avançar na unificação cambial e eliminar as retenciones [impostos sobre exportações]”. (Sociedade Rural de Rosário)
Líder nacional do MST, João Pedro Stédile, disse que a invasão da Embrapa em PE foi um erro. As ocupações às quais Stédile se refere ocorreram em abril e julho na unidade da Embrapa Semiárido. “Entraram na Embrapa para chamar a atenção da opinião pública e conseguiram”, disse o líder do MST em 15/08, em seu depoimento perante a CPI do MST, da Câmara dos Deputados. (Agência Câmara de Notícias)
Preço da arroba do boi gordo continua em queda. A relação média de preços da arroba do boi gordo e da saca de soja até o dia 15 de agosto foi de 1,60, o menor valor de 2023 e o mais baixo desde novembro de 2022. (Cepea)
Câmara de Comércio Exterior elevou de 12% para 18% a tarifa de importação sobre queijos processados oriundos de países que não fazem parte do Mercosul. (Camex)
SLC Agrícola registrou lucro líquido de R$ 348,7 milhões no segundo trimestre de 2023, o que representa uma redução de 28,2% ante mesmo período do ano anterior, segundo Ivo Brum, diretor financeiro e de relações com investidores. (SLC Agrícola)
Exportações brasileiras de café robusta atingiram 505 mil sacas, o que representou aumento de 119% na comparação mensal e de 245% na anual, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil. (Cecafé)
Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso apreendeu 1.978 mudas que estavam sendo transportadas para a venda sem a devida procedência durante o primeiro semestre de 2023. Foram oito flagrantes registrados nos municípios do estado. A comercialização ambulante de sementes, mudas e plantas é proibida em MT desde 2010. (Indea)
“A fruticultura do Chile está dependendo demais da cereja, o que não é bom”, segundo o ex-ministro da agricultura e presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Walker. Segundo Walker, é necessário ampliar o portfólio de mercados aos quais o Chile possui acesso. “O grande sonho que temos é fazer na Índia o que fizemos na China”, disse Walker, que considera que a dependência quase exclusiva pela demanda chinesa deve ser contornada. (SNA)
O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, tomou posse em 15/08 e confirmou que o senador Carlos Giménez será o novo ministro da agricultura e pecuária. (Governo do Paraguai)
Produção de mirtilos deve cair entre 10% e 15% por conta das mudanças climáticas, segundo Luis Vega, gerente geral da Associação de Produtores e Exportadores de Mirtilos do Peru. Vega disse que as altas temperaturas estão atrasando a floração, especialmente nas variedades mais sensíveis ao clima, o que deve acelerar os planos de troca varietal dos produtores peruanos. (Proarándanos)
Quase 40 milhões de kg de lã não foram vendidos e estão estocados no Uruguai, o que representa aproximadamente 12 milhões de ovelhas tosquiadas, segundo o ministro da agricultura, Fernando Mattos. A situação decorre da baixa demanda internacional por lãs médias e grossas. Segundo o ministro, o governo planeja “conversar com China, Índia e Turquia e qualquer país para onde a gente possa destinar esse estoque que onera excessivamente os produtores”. Mattos disse que em novembro o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, deve visitar a China e discutir o assunto com as autoridades do país. (Ministério da Agricultura)
LEIA MAIS: