Agroindustrialização reduz dependência climática e agrega valor aos grãos

Agroindustrialização

“Antes da industrialização, os filhos dos produtores saíam da propriedade, agora eles não apenas permanecem no campo como ampliam os negócios…”

Alfredo Lang, presidente da C.Vale.

Alfredo Lang é presidente da C.Vale, cooperativa agroindustrial sediada em Palotina, no Oeste do Paraná. Lang é formado em agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria.

AgriBrasilis – Qual o foco das atividades da C. Vale e o que gera mais faturamento para a cooperativa?

Alfredo Lang – A produção de grãos e carnes é responsável por mais de 60% das receitas. Também atuamos com insumos agrícolas, mandioca, leite, aviação, supermercados, máquinas e implementos agrícolas e rações.

AgriBrasilis – Qual é a importância da industrialização dos produtos agrícolas nesse contexto?

Alfredo Lang – Importância extraordinária porque reduz a dependência do produtor e da cooperativa em relação ao clima, agrega valor aos grãos através da transformação do milho e da soja em rações e, posteriormente, em carnes de frango, suínos, de peixe e leite. Essas atividades geram renda ao produtor, à cooperativa e são responsáveis por 8.200 empregos diretos.

AgriBrasilis – A C.Vale tem mais de 24 mil cooperados. Qual é o perfil desses produtores?  Alfredo Lang – A grande maioria dos produtores da C.Vale tem áreas de até 50 hectares. Esse perfil mostra bem a importância da diversificação, porque não é fácil sobreviver com grãos em áreas pequenas.

Antes da industrialização, os filhos dos produtores saíam da propriedade, agora eles não apenas permanecem no campo como ampliam os negócios.

AgriBrasilis – Existe diferença entre o cooperativismo praticado nos estados do Sul e aquele praticado no Centro-Oeste?

Alfredo Lang – A forma de funcionamento não difere muito, mas nosso foco no Centro-Oeste é a produção de grãos em grande escala. O perfil do produtor do Centro-Oeste, naturalmente, é outro, com um número mais expressivo de produtores com áreas médias e grandes.

AgriBrasilis – De que forma a redução do recebimento de milho por conta da estiagem e geadas do ano passado afetaram a C. Vale?

Alfredo Lang – Reduziu as exportações e impactou, principalmente, o custo das carnes. A estiagem deu uma grande contribuição à disparada dos preços do milho e, logicamente, isso reduziu a rentabilidade dos negócios envolvendo frangos, peixes, leite e suínos.

AgriBrasilis – Quais são as expectativas para o curto e médio prazo, tendo em vista as quebras de safra e alto custo dos insumos em 2022?

Alfredo Lang – Esperamos um aumento substancial da oferta de milho com o bom desempenho da safrinha deste ano e um recuo nos custos das carnes e do leite. Creio que o valor dos insumos vai depender, em grande parte, do que vai ocorrer com a economia mundial daqui para a frente. Se a tendência for um crescimento muito pequeno ou recessão, os preços dos insumos devem se ajustar para baixo.

 

LEIA MAIS:

Obrigatório cadastro para reconhecimento de produtos orgânicos