Produção de leite de fácil digestão

leite a2

“…muitas pessoas que se consideram intolerantes a lactose seriam beneficiadas pelo leite a2, cuja digestão da caseína é completa…”

Roberto Hugo Jank Jr. é engenheiro agrônomo, diretor presidente da Agrindus, vice-presidente da Associação Leite Brasil e da Associação Brasileira dos Produtores de Leite.

leite a2

Roberto Hugo Jank Jr., diretor presidente da Agrindus


AgriBrasilis – O que é o leite a2 e quais são os seus benefícios?

Roberto Jank Jr. – O leite a2 possui exclusivamente a beta caseína a2 do leite original das vacas, antes de uma mutação genética natural ocorrida há milênios durante a domesticação desses animais. É a mesma caseína do leite da mulher e de outras espécies; a vaca foi a única espécie que sofreu a mutação e por isso algumas pessoas sentem desconforto ao tomar leite caseína a1, em cuja digestão forma-se o peptídeo BCM-7, de difícil digestão por uma parcela da população.

Os sintomas da digestão incompleta da caseína são muito parecidos com os da intolerância à lactose, portanto muitas pessoas que se consideram intolerantes a lactose seriam beneficiadas pelo leite a2, cuja digestão da caseína é completa. O leite tipo a2 é de fácil digestão e a sensação é de mais leveza.

Nosso leite fresco segue o conceito sustentável de baixa pegada de carbono e baixo processamento. A produção é local e para consumo local.

AgriBrasilis – Quais os investimentos necessários para a produção desse leite?

Roberto Jank Jr. – Certificação de garantia dos processos, análise de DNA de todas as vacas em produção, excluindo-se do rebanho os animais geneticamente produtores de leite caseína a1a1 e a1a2, de forma que esteja garantida a produção apenas de vacas homozigotas a2a2.

Os controles sanitários e alimentação não diferem de outros rebanhos, porém a certificação exige cuidados e atenção ao bem-estar animal. A genética precisa ser exclusiva de vacas e sêmen de touros a2a2 homozigotos, com garantia de paternidade e comprovação genética.

Nosso leite tipo A tem 5 certificações no rótulo, inclusive o selo de bem-estar animal, leite a2, selo verde, certificação de logística reversa e selo Kosher.

 

LEIA MAIS:

Brasil Agrochemical Update 06/07