Overview by AgriBrasilis (22 a 28 de maio)

Notícias América Latina /News on Latin American agribusiness sobre o agronegócio

NOTÍCIAS SOBRE O AGRONEGÓCIO NA AMÉRICA LATINA

Resistência a produtos fitossanitários no controle de insetos, doenças e plantas daninhas aumenta cada vez mais na agricultura. Na soja, 100% das populações de Cercospora spp. apresentam resistência contra fungicidas do tipo estrobilurinas. Outro exemplo é o da lagarta Spodoptera frugiperda, conhecida como lagarta-do-cartucho, que apresenta resistência às proteínas do milho Bt, Cry1A105 e Cry2Ab. (Rede de Manejo de Pragas)

Ministério da Agricultura entrega 30 toneladas de açúcar para apicultores da região de Corrientes, por conta da situação de emergência climática. Houve falta de floração devido aos incêndios e seca. (Minagri)

Lançado plano GanAr para aumentar a produção de carne em 600 mil toneladas até 2030, além de melhorar o manejo do rebanho e aumentar o peso de abate de gado bovino. (Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca)

Federação dos Pecuaristas de Santa Cruz firma acordo com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, visando melhorar a pecuária e agricultura no país. Embrapa tem experiência com genética e cultivo para bovinos. (Embrapa)

China suspende temporariamente importação de carne bovina de 4 frigoríficos brasileiros. Suspensas por quatro semanas importações da unidade da Marfrig em Promissão, SP, e por uma semana na unidade de Várzea Grande, MT. Também foram suspensas por uma semana as importações de duas plantas frigoríficas da JBS, em Senador Caneda, GO, e em Lins, SP. (Administração Geral de Alfândegas da China)

Preços de fretes recuam em MT, MS, BA e GO. Diminuição dos valores ocorre por conta da redução nas movimentações estaduais, especialmente na safra da soja. Foi observado declínio nas exportações de soja ao longo de abril, com queda de 6,3%. (Conab)

Segundo o Ibrafe, feijão-carioca brasileiro irá acabar antes do final do ano, e não haverá meios para suprir a demanda nacional. Único país de que é possível importar feijão é a Argentina, que acaba de passar por geadas que reduziram produção. Segundo Marcelo Lüders, presidente da Instituição, retirada de impostos de importação não terá impacto sobre os preços. (Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses)

Exportação de soja do Pará cresce 124% entre janeiro e abril de 2022, quando comparada com mesmo período do ano anterior. As exportações foram na ordem de U$ 417 milhões. (Federação de Agricultura e Pecuária do Pará)

Demora na fiscalização de caminhões de milho oriundos do Paraguai e Argentina geram perdas estimadas em R$ 80 milhões. Centenas de caminhões estão aguardando na fronteira entre Paraguai e Brasil, em Foz do Iguaçu, PR. (Organização Avícola do Rio Grande do Sul)



Diminuição nos preços de limões, laranjas, maçãs, kiwis e espinafre. Preço do limão teve queda de 37% em apenas um mês. Na região de Valparaíso, preço das maçãs caiu 17% no mercado e 57% nas feiras, enquanto preços dos kiwis caíram 19% e 68%, respectivamente. (Escritório de Estudos e Políticas Agropecuárias)

Auditores do Ministério da Agricultura visitam estado do Espírito Santo no Brasil para verificar o controle fitossanitário na produção de mamão, visando abrir o mercado chileno para exportações do produto. (Ministério da Agricultura)

Governo subsidiará mais de 4 mil pequenos produtores de banana que foram prejudicados pela guerra na Ucrânia. (SFM and Agrocalidad)

Início das exportações de abacate sem restrições fitossanitárias para a Costa Rica. (SAG)

México atingiu produção de açúcar suficiente para abastecer mercado interno e atender exportações. Produção esperada é de 5,68 milhões de toneladas. EUA atribuiu cota de importação do México de 887 mil toneladas. (Secretaria de Agricultura)

Em 5 anos, exportações de carne suína cresceram 134%. (Comecarne)



 

Delegações do Brasil e da Colômbia vão ao país para uma série de atividades para intercâmbio de experiências, boas práticas e inovações tecnológicas adaptadas à produção familiar de algodão. (FAO, MAG, ABC/MRE e MADR)

Reunião com representantes do Vietnã e Malásia visando estreitar relações comerciais e econômicas, principalmente na exportação de alimentos e investimentos industriais no país. (MAG)

Andes tropicais perdem 42% de sua superfície de geleiras em 30 anos, devido as mudanças climáticas. Degelo tem impactos ambientais e econômicos, afetando habitats onde se criam alpacas. (Universidade Nacional Agrária La Molina)

Aumento de compra e arrendamento de terras, principalmente por parte de argentinos, brasileiros e chilenos. Principais áreas em que há demanda de investidores são as dedicadas à produção florestal. (Ministério da Agricultura)


 

LEIA MAIS:

Brasil Agrochemical Update 11/05