MAPA fechou fábrica clandestina de fertilizantes em São Roque, SP
Brasil
Anvisa publica desistência do pedido de avaliação toxicológica do amicarbazona técnico da Adama. (Anvisa)
Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei 699/23, que institui o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes – Profert. A iniciativa concede benefícios tributários para criar um parque nacional de fertilizantes. O objetivo é implantar, ampliar ou modernizar unidades de produção de fertilizantes e insumos. Os projetos deverão seguir as diretrizes do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF 2022-2050), criado em 2022. (Agência Câmara de Notícias)
MAPA fechou fábrica clandestina de fertilizantes em São Roque, SP, em operação realizada em 8 e 9 de outubro, com auxílio de fiscais federais agropecuários da regional de Araraquara, SP. Foram apreendidas 40 toneladas de fertilizantes a granel, 500 sacas de 25 kg com produtos prontos para serem comercializados. (MAPA)
Ministério da Agricultura publica ofício solicitando ao Ibama “urgência na análise dos produtos à base do ingrediente ativo espidoxamato”, destinado ao controle do greening (HLB). Além disso, reforçam a gravidade da situação e a necessidade de priorizar a avaliação desses produtos, já analisados pela Anvisa. O greening é causado pela bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus, classificada como de “Muito Alto” risco, enquanto o inseto vetor, Diaphorina citri, é de “Alto” risco. (MAPA)
Pesquisa aponta que os insetos que mais preocupam produtores de soja e milho são o percevejo-marrom (Euschistus heros) citado por 84% dos agricultores entrevistados, seguido pelo percevejo barriga-verde (Diceraeus sp.), com 82%, e a lagarta Spodotera frugiperda, com 67%. (Kynetec; FMC)
Em cumprimento à decisão judicial, Anvisa aprova avaliação toxicológica dos pesticidas triclopir-butotílico 667 g/L EC (Proregistros); clomazona 360 g/L, isoxaflutol 750 g/kg WG (Biorisk); trifloxistrobina 100 + tebuconazol 200 g/L SC (Cropchem). (Anvisa)
Governo Federal lançou o Plano Nacional de Redução de Agrotóxicos, com o intuito de retirar de circulação agroquímicos considerados altamente tóxicos. A estratégia visa substituir essas substâncias por bioinsumos e está inserida no Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. (Governo Federal; MAPA)
Luft Logistics Agribusiness foi alvo de uma ação do Ministério Público de MT, que solicita R$ 40 milhões de indenização para a reparação dos danos causados pelo incêndio ocorrido em Sorriso. O incêndio ocorreu em razão do armazenamento irregular de toneladas de pesticidas, que resultou na contaminação do solo, do lençol freático e do ar atmosférico, encobrindo a cidade com fumaça tóxica. Além disso, ressaltou-se obrigações como: não mais efetuar o armazenamento de pesticidas em local com piso permeável e em locais sem cobertura, deixar de acondicionar produtos de outra natureza nos locais de armazenamento de agroquímicos, entre outras medidas. (Ministério Público de MT)
Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho no estado. Entre agosto e setembro, o custo com fertilizantes para a safra de 2025 aumentou 1,65%. “Essa alta na despesa foi pautada pela elevação no preço da ureia, devido aos conflitos no Oriente Médio. Além disso, no último mês, a maior procura pela ureia, ocasionada pela proximidade do plantio da 2ª safra, contribuiu para valorização do insumo”. (IMEA)
Fertilizantes Heringer informou que irá hibernar duas de suas plantas, devido ao baixo desempenho financeiro e a baixa perspectiva de viabilidade econômica das unidades em meio ao contexto atual do mercado. Serão hibernadas de forma gradual, com a redução progressiva de suas operações ao longo dos próximos meses, as plantas de Dourados, MS, e de Rosário do Catete, SE. (Fertilizantes Heringer)
Câmara de Comércio Exterior retirou de pauta o pedido da Associação Brasileira da Indústria Química para elevar a tarifa de importação do nitrato de amônio de 0% para 15%. Na semana passada, a Associação de Misturadores de Adubo do Brasil se posicionou contra o pedido da Abiquim. Segundo a entidade, a taxação da importação de um produto isento elevaria o custo da matéria-prima para a produção de fertilizantes nitrogenados no Brasil. (AMA Brasil; Camex)
Segundo Flavio Hirata, sócio da consultoria de registro de pesticidas AllierBrasil, o tempo para aprovação dos registros de agrotóxicos inibe a competição e desestimula investimentos no Brasil. (AllierBrasil)
América Latina
Recentemente encontrada no Brasil, a cigarrinha africana (Leptodelphax maculigera), agora também foi detectada em Santa Fe e Entre Ríos, na Argentina, onde ninfas e adultos foram observados em trigo. Essa espécie é capaz de adquirir vírus como o do mosaico estriado e o do raiado fino, sendo recomendada a vigilância em lavouras. “A cigarrinha-africana é conhecida por ser uma espécie oligófaga, ou seja, pode se alimentar de gramíneas, pastagens e leguminosas”, disse Melina Almada, pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria. (INTA; UNLP)
Andermatt anunciou aquisição de 80% das ações da Agricheck Srl, da Argentina, atuante no setor de biocontrole e tecnologias de precisão para a agricultura. Carlos Gajardoni, CEO da Andermatt Brasil, afirma que a união permitirá oferecer soluções mais inovadoras e sustentáveis para os agricultores da região. (Andermatt Group Ag; Agricheck Srl)
Nicolás Bronzovich é o novo presidente do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina. (INTA)
Emergência fitossanitária foi declarada por 12 meses no Peru para conter a bactéria Candidatus Liberibacter solanacearum, que afeta as lavouras de batata, declarando emergência fitossanitária por 12 meses. A praga foi detectada apenas em Huancabamba, Piura, e sua dispersão ocorre pelo vetor Bactericera cockerelli. As medidas incluem vigilância, quarentena e proibição de movimentação de tubérculos de locais infectados, além da obrigatoriedade de eliminação de plantas contaminadas e de hospedeiros do vetor. (Midagri; Senasa)
Na região de Huánuco, Peru, foram encontrados níveis alarmantes de agroquímicos em alimentos, como batatas, cenouras e cebolas, com a presença de pesticidas que excedem os limites permitidos, incluindo glifosato. (Senasa)
LEIA MAIS: