“Para evitar a contaminação com toda e qualquer semente transgênica é fundamental implementar medidas rigorosas de segregação…”
Luciano Carneiro é fundador e CEO da Milhão Ingredients, especializada no beneficiamento e industrialização de derivados do milho não-transgênico. Carneiro é formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Goiás.
AgriBrasilis – Quais as vantagens do mercado de milho não transgênico?
Luciano Carneiro – O mercado de milho não transgênico está em crescimento devido à crescente demanda por produtos naturais e saudáveis. As vantagens incluem acesso aos mercados premium, tanto nacional quanto internacional, onde consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos não OGM. Além disso, o milho não transgênico está associado com práticas agrícolas mais sustentáveis, promovendo a biodiversidade.
AgriBrasilis – Como é possível garantir escala e qualidade na matéria-prima, focando em milho não transgênico?
Luciano Carneiro – A Milhão investe fortemente no fomento ao produtor rural, garantindo uma cadeia de suprimentos de milho não transgênico de alta qualidade. Além de selecionar produtores comprometidos com práticas de agricultura regenerativa, a Milhão participa ativamente de todo o processo produtivo, desde a seleção criteriosa de sementes até o financiamento do uso de fertilizantes, assegurando que o produtor tenha os insumos necessários para uma produção sustentável e com alta produtividade.
A empresa utiliza tecnologias avançadas para rastreabilidade e controle de qualidade desde o campo até a mesa do consumidor. Programas de certificação e auditorias regulares também são essenciais para manter a consistência e a qualidade da matéria-prima. Outro ponto importante é que a Milhão paga um prêmio adicional aos produtores parceiros, tornando o mercado ainda mais rentável.
“O mercado de milho tem mostrado volatilidade devido a fatores como mudanças climáticas, variações nos custos de insumos e oscilações na demanda global”
AgriBrasilis – De que formas é possível garantir a não contaminação com grãos transgênicos na cadeia?
Luciano Carneiro – Para evitar a contaminação com toda e qualquer semente transgênica é fundamental implementar medidas rigorosas de segregação ao longo da cadeia de suprimentos. Isso inclui a adoção de práticas de manejo dedicadas e com alta tecnologia, como o uso de instalações exclusivas para armazenamento e transporte, além de procedimentos de limpeza entre as operações.
AgriBrasilis – Como tem se comportado o mercado de milho? Quais são as expectativas para a próxima safra?
Luciano Carneiro – O mercado de milho tem mostrado volatilidade devido a fatores como mudanças climáticas, variações nos custos de insumos e oscilações na demanda global. As expectativas para a próxima safra são de aumento na produção, especialmente com a adoção de práticas agrícolas regenerativas, produtividade e o foco em mercados alinhados com o planejamento estratégico da companhia, como o milho não transgênico. O cenário permanece desafiador devido às incertezas econômicas e geopolíticas no Brasil e no mundo. É importante destacar que a Milhão Ingredients está presente em mais de 65 países e em todos os continentes, levando os seus ingredientes especiais a base de milho não transgênico.
AgriBrasilis – O milho não transgênico responde às oscilações do mercado da mesma maneira que o milho OGM?
Luciano Carneiro – O milho não transgênico pode responder de maneira diferente às oscilações de mercado em comparação com o milho OGM. Como ele atende a um nicho de mercado específico, sua demanda tende a ser menos volátil e mais resiliente às flutuações de preços. No entanto, a oferta limitada e os custos de produção podem criar desafios adicionais para os produtores e todo o mercado.
AgriBrasilis – O que mudou com a venda de 50% de participação para a Amaggi?
Luciano Carneiro – Com a entrada da Amaggi em nosso capital societário, obtivemos recursos estratégicos que possibilitaram a aquisição da planta de um dos nossos principais concorrentes, localizada em Rio Verde. Essa nova fase trouxe avanços significativos, como o fortalecimento da estrutura financeira da empresa, o aumento da capacidade fabril, com a expectativa de dobrar a produção e a ampliação do acesso a novos mercados e tecnologias. Além disso, essa parceria estratégica permite maior sinergia em operações logísticas e de distribuição no Brasil e no mundo, além de acelerar o desenvolvimento de novos produtos e práticas sustentáveis com aumento de produtividade.
AgriBrasilis – Quais são os próximos investimentos da Milhão?
Luciano Carneiro – Os próximos investimentos da Milhão Ingredients estão focados na expansão da capacidade produtiva e de originação de milho não transgênico e inovação em produtos, além de práticas de agricultura regenerativa. A empresa planeja investir em tecnologia para melhorar a rastreabilidade e a eficiência operacional, além de fortalecer parcerias com produtores rurais e ampliar a presença nos mercados internacionais.
LEIA MAIS: