Apenas 69% das lavouras de milho do PR estão em boas condições
Excedente fiscal de 0,2% do PIB do país no primeiro trimestre de 2024 foi o primeiro já registrado desde 2008. Argentina registrou superávit financeiro de mais de US$ 315,4 milhões em março. (Ministério da Economia)
Danos causados pela cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) podem ser maiores do que o previsto. Segundo Sebastian Gavalda, diretor da Globaltecnos na Argentina, perdas podem alcançar até 10 milhões de toneladas, o que representa mais de 18% de redução ante estimativas de 53 milhões de toneladas de milho para a safra. “Oficialmente, algumas instituições falam de 5 a 6 milhões de toneladas perdidas, mas nós calculamos entre 8 e 10 milhões. Isso é um impacto muito grande para os produtores afetados. Alguns terão zero grãos colhidos e outros vão ter perdas de 50%, 60%, ou 70%”, disse Gavalda. (Globaltecnos)
Área destinada ao trigo deve alcançar 5,9 milhões de hectares em 2024/25. Valor representa queda de 6,9% ante a média das cinco últimas temporadas. (Bolsa de Cereais de Buenos Aires)
Ministro Gilmar Mendes do STF decidiu em 22/04 determinar instauração de processo de conciliação envolvendo ações sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Com a decisão, as ações que tratam da questão devem ser suspensas até decisão final da Corte. Partes envolvidas terão 30 dias para apresentar propostas de conciliação. (STF)
MAPA acatou recomendação do MPF de não autorizar mudanças no período do vazio sanitário para controle da ferrugem asiática no MT, sem antes obter a demonstração da “condição de excepcionalidade”, prevista no art. 10, da Portaria SDA/MAPA nº 865. (MAPA)
Apenas 69% das lavouras de milho do PR estão em boas condições, segundo o Departamento de Economia Rural – Deral. Do restante, 21% são classificadas como médias, e 10% como ruins. De acordo com levantamento do Deral, as lavouras da segunda safra de milho se dividem entre 18% das plantas em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração, 49% em frutificação e 3% em maturação. (Deral)
Timbro, plataforma brasileira de comércio internacional, prevê aumentar em mais de 40% suas exportações de açúcar em 2024, alcançando 2 milhões de toneladas. (Timbro)
Produtividade no início da colheita de café robusta e conilon está abaixo do esperado, resultado das temperaturas muito altas durante o verão. “O que estamos ouvindo do produtor é que o grão este ano tem uma ‘peneira menor’ do que no ano passado, ou seja, os grãos não desenvolveram como deveriam”, disse Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel, a maior cooperativa de café conilon do Brasil. (Cooabriel)
Associação Brasileira dos Produtores de Milho elegeu novo presidente, Paulo Pusch Bertolini. Nova diretoria da entidade deve assumir a partir de maio de 2024 e segue até 2027. Além disso, a partir de maio, a entidade irá representar também os produtores de sorgo do país, sendo denominada Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo. (Abramilho)
Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal divulgou que o setor ampliará produção total em 2,4% em 2024, ante 2023, alcançando 88,3 milhões de toneladas, incluindo os volumes do sal mineral. Projeção considera desempenho favorável da cadeia produtiva de aves e suínos, principalmente em relação às exportações. (Sindirações)
Ricardo Santin foi reconduzido ao cargo de presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal. Após realização de assembleia em 24/04, foi definido um novo conselho para a ABPA, comandado por Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial. (ABPA)
Demanda por produtos lácteos está caindo, e consumo per capita diminuiu para 152 litros por ano, valor abaixo das recomendações da OMS. (Fedegan; Alquería)
Segundo estimativas do Bancolombia, o setor exportador de abacate se encontra em “momento promissor”. Espera-se crescimento de 19% no volume das exportações, em função das condições climáticas favoráveis, redução dos custos dos insumos e aumento da área produtiva. (Grupo Bancolombia)
Ainda tentando se recuperar das quebras dos últimos anos, para a safra atual a Colômbia deve colher 12 milhões de sacas de café, de acordo com Germán Bahamón, presidente da Federação Nacional dos Cafeicultores. (FNC)
Em fevereiro, a economia mexicana reverteu tendência de quatro meses sem crescimento ao registrar aumento de 1,4 % na variação mensal. Indicador Global de Atividade Econômica apresentou o melhor nível desde março de 2021. Economia foi impulsionada pelo setor agrícola, que cresceu 16,5% ante janeiro. (Inegi)
Estação chuvosa está iniciando no país, o que deve possibilitar que o gargalo logístico no Canal do Panamá se resolva antes da época mais movimentada do ano. De acordo com relatório do Instituto de Meteorologia e Hidrologia do Panamá, está se iniciando padrão sazonal mais húmido no país. (PortWatch; Instituto de Meteorologia e Hidrologia do Panamá)
Maior feira agropecuária do interior do Paraguai, Expo Santa Rita 2024 começa no próximo sábado, dia 27/04. De acordo com a organização, já está confirmada a participação de mais de 400 expositores, de diversos segmentos do comércio, serviços, indústria, logística, agricultura e pecuária. (Expo Santa Rita)
Em 2023, o Peru exportou 5.244 toneladas de nozes, o que representou queda de 2,1% no volume embarcado ante 2022. Principal país comprador das nozes peruanas é a Coreia do Sul, seguida pelos EUA. As principais empresas exportadoras de nozes do Peru são: Beneficiadora de Almendras Urkupina S.R.L., com 26,7% do mercado; White Lion Nuts S.A.C. (12,2%); Procesadora de Alimentos Santa Isabel e Agrícolas y Forestales S.A.C. (ambas com 5,4%); Manutata S.A.C. (3,5%). Entre 2022 e 2023, houve queda de 23,8% do valor exportado. (FreshFruit)
Com o objetivo de produzir 171.938 mudas nativas, a Gestão Regional de Recursos Naturais e Gestão Ambiental de Cusco está instalando quatro viveiros florestais nos distritos de Alto Pichigua, Pallpata, Coporaque e Espinar. (Gerencia Regional de Recursos Naturales y Gestión Ambiental de Cusco)
Instituto Nacional de Inovação Agrária – INIA desenvolve nova variedade de milho amarelo duro, denominada “INIA 627-Pátapo”. Segundo o INIA, essa nova cultivar pode apresentar aumentos de produtividade de até 72%. A variedade possui produtividade comercial de 11,52 a 14,20 toneladas/ha, sendo tolerante aos fungos Phyllachora maydis, Fusarium spp. e Aspergillus. Mais de 43 mil pequenos e médios produtores do norte do país devem ser beneficiados pela nova variedade. (INIA)
Dados os rendimentos recordes de trigo nos últimos dois anos, espera-se que os agricultores uruguaios plantem mais na temporada 2024/25, mas a produção total deverá cair ligeiramente. Produção em 2023/24 é estimada em 1,56 milhões de toneladas. (USDA)
LEIA MAIS: