Overview by AgriBrasilis (03/06 - 09/06)

Notícias América Latina /News on Latin American agribusiness sobre o agronegócio

70 mil toneladas de carne bovina brasileira estão paradas nos portos chineses

Estimativas sobre a safra 2023/24 mostram que produtores agrícolas obtêm melhores rentabilidades através do sistema de rotação trigo/soja, com o cultivo de milho durante a safrinha. Cultivo da soja durante a safrinha é a opção menos rentável para o agricultor. (Consultoria Matba-Rofex)

Lavouras de milho estão em condições críticas, o que levou a um aumento acentuado na produção destinada ao consumo animal. (Geoglam)

70 mil toneladas de carne bovina brasileira estão paradas nos portos chineses. Lotes foram embarcados durante período de embargo declarado devido ao caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina que ocorreu em fevereiro de 2023. “Errado ou não, nós temos o oceano Atlântico cheio de contêineres brasileiros com carne. Eu precisei pegar o telefone e ligar para o presidente Xi Jinping”, disse o presidente Luís Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de abertura do Bahia Farm Show. (Ministério da Agricultura; Bahia Farm Show)

Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento do marco temporal de terras indígenas em 07/06. Análise da Corte foi iniciada em 2021, mas interrompida pelo ministro Alexandre de Moraes após pedido por maior tempo de análise. A Câmara dos Deputados aprovou o texto por 283 votos a favor e 155 contrários em 30/05. (STF)

Bayer solicita para CTNBio a liberação comercial da soja MON 94637, variedade transgênica resistente a lagartas. Pedido engloba alimentação humana e animal. (Bayer)

Predomínio de tempo seco e baixa umidade nas regiões do oeste de MG, Distrito Federal e nordeste de GO prejudica os cultivos de milho e trigo. (Conab)

Pesquisa conduzida pela Embrapa Trigo e Universidade Federal de Santa Maria conclui que o trigo é capaz de sequestrar mais carbono do que emite para a atmosfera. Segundo os pesquisadores, durante o ciclo produtivo, o trigo absorveu 7.540 kg de CO2/hectare da atmosfera. (Embrapa; UFSM)

Governo anuncia crédito extraordinário de R$ 200 milhões para enfrentamento da influenza aviária. Segundo o MAPA, “as ações de controle e contenção da doença serão intensificadas”. Até o momento, foram confirmados casos de influenza aviária apenas em aves silvestres, em quatro estados brasileiros. Está em vigor no país estado de emergência zoossanitária. (MAPA)

Consumo interno de milho em MT deve crescer quase 21%. (IMEA)



“A Índia pode ser uma nova China, se os desafios de mercado forem superados”, disse Claudia Soler, gerente do Comitê de Cerejas, sobre exportações de cerejas do Chile. A Índia recebe apenas 0,1% das cerejas chilenas, mas esse mercado cresce 30% ao ano. Segundo Soler, o principal desafio para aumento da participação das cerejas chilenas no país é a logística. Não existe uma rota marítima otimizada, e as rotas aéreas implicam em altos custos de frete. (Asoex)

Indústria da palma estima produção anual de 345 mil toneladas de óleo de palma com alto teor oleico. Existem 99.252 hectares plantados com a cultura no país. Segundo Nicolás Pérez Marulanda, presidente executivo da Fedepalma, o maior desafio do setor é a diferenciação e posicionamento dos diferentes segmentos no mercado. “Devemos parar de enxergar o óleo de palma com alto teor oleico como um produto igual ao óleo de palma convencional“, disse Marulanda. (Fedepalma)

EUA solicitaram consultas de solução de controvérsias com o México no âmbito do Acordo EUA-México-Canadá. Decisão envolve as medidas do governo mexicano relacionadas à proibição do milho transgênico. “Esse é o próximo passo no processo antes de ir para um painel de disputa completo, onde os árbitros de cada lado decidirão o resultado final”, disse Ryan LeGrand, presidente do US Grains Council. (USGC)



Queda de 38% no volume e 34% no valor das exportações de tangerinas durante os primeiros quatro meses de 2023. Houve atraso significativo do início da colheita da fruta no país, devido às altas temperaturas. Segundo César Pescheira, presidente da Procitrus, a média de temperatura esteve pelo menos dois graus acima do normal no sul do país, o que afetou o amadurecimento das frutas. (Procitrus)


LEIA MAIS:

Produção de mirtilos está em queda no Chile