Brasil Agrochemical Update - 04/01/2023

Mercado de defensivos Fertilizer and Pesticide news

Recorde de registros de pesticidas de baixo impacto em 2022

Recuperada carga com 60 toneladas de fertilizantes estimada em R$ 600 mil, desviada do Porto de Capuaba, em Vila Velha, ES. A carga foi recuperada pela Polícia Civil no município de Guarapari, ES. Polícia suspeita da participação dos funcionários do Porto. (Polícia Civil; Delegacia Regional de Guarapari)

Mais 38 municípios no RS devem cumprir novas normas para a compra e uso de agrotóxicos hormonais. Mudanças incluem a exigência de habilitação para aplicadores e a necessidade de declaração de uso dos herbicidas, e estão incluídas nas determinações das Instruções Normativas 12 e 13 da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que trazem novas diretrizes sobre o trabalho de mitigação de risco de deriva de agrotóxicos hormonais nas lavouras. (Seapdr-RS)

Aproximadamente 625 toneladas de adubo orgânico estão sendo distribuídas a agricultores de Brasília, DF, para fomentar a geração de renda no campo e promover a inclusão produtiva da população rural. Ação é executada pela Secretaria de Agricultura e começou focada em assentados da reforma agrária, mas será estendida também a outros agricultores familiares. (Seagri)

Orígeo, empresa de assessoria agrícola e venda direta de insumos criada pela Bunge e UPL em junho de 2022, inicia primeira ampliação de suas operações, passando a atuar no MT. O início para as operações no estado está previsto para abril de 2023. “Estamos atendendo 350 grupos (produtores ou empresas agrícolas de produção) e o próximo passo é a expansão para o Mato Grosso, onde devemos adicionar 650 grupos, indo para mil”. (Orígeo)



Vice-presidente Geraldo Alckmin disse ao CEO global da Bayer, Werner Baumann, que o novo governo planeja reduzir o tempo necessário para registro de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para menos da metade. Registro de uma patente leva em média quatro anos no Brasil. (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio)

Através da Portaria nº 737, MAPA submete à consulta pública, durante 60 dias, a proposta de Portaria Conjunta entre MAPA, Ibama e Anvisa, que objetiva estabelecer procedimentos para distribuição dos processos pendentes de registro de agrotóxicos do tipo produtos técnicos equivalentes, pré-misturas e produtos formulados, protocolados nas agências reguladoras antes de 07/10/21, buscando atender ao Decreto nº 10.833/2021. Proposta busca otimizar avaliação de produtos à base dos mesmos ingredientes ativos. Cada distribuição poderá ter até 20 processos do mesmo ingrediente ativo, respeitada a data de protocolo. Produtos formulados com a mesma composição quali-quantitativa e mesmo tipo de formulação de outro produto registrado, avaliado ou submetido à avaliação com dossiê completo de estudos, poderão tramitar de forma mais simplificada. “A simplificação na análise dos produtos não compromete o controle exercido pelos órgãos anuentes do registro, por se tratarem de produtos de composição quali-quantitativa idêntica a outros já registrados, avaliados ou submetidos à avaliação, os quais servirão como referência para o registro”, explica o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, André Peralta. (Ministério da Agricultura)

Após atingirem valores recordes no início de 2022, preços dos fertilizantes voltam aos níveis anteriores ao conflito entre Rússia e Ucrânia, resultado da menor demanda. Perspectivas são mais favoráveis para 2023. “A oferta deve se restabelecer e a demanda seguirá com cautela, não aceitando altos patamares. Assim, os preços devem recuar e serem mais baixos do em 2022. Ainda assim, deverão permanecer acima da média dos últimos anos”, segundo Maisa Romanello, consultora do Safras & Mercados. (Radar Agro, Itaú; Safras & Mercados)

Aprovado número recorde de registros de defensivos agrícolas de baixo impacto em 2022. “Neste ano, foram 136 novos produtos formulados de baixo impacto registrados. Entre eles estão 79 produtos com uso autorizado para a agricultura orgânica”, disse a coordenadora-geral substituta de agrotóxicos e afins do MAPA, Marina Dourado. (MAPA)



Ministério da Agricultura aprova 55 novos registros de defensivos agrícolas de produtos formulados, entre os quais 15 para a agricultura orgânica e 27 classificados como pouco perigosos ao meio ambiente; e aprovação do herbicida contendo o ingrediente ativo novo tiafenacil. (MAPA)

Biofertilizante pode reduzir a queda de frutos causada pelo greening (doença causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp.) na citricultura. Novo tipo de fertilizante com potencial bactericida é fruto de pesquisa realizada por mais de 20 anos no Instituto Agronômico de Campinas e contém a molécula antioxidante N-acetilcisteína. (IAC)

AllierBrasil Consulting lança plataforma online de busca de registros e informações sobre situação de processos de registros de agrotóxicos em parceria com a AgriBrasilis. Já estão disponíveis dados de registros de produtos formulados, filas de registros e registros cancelados e suspensos. (AllierBrasil; AgriBrasilis)

Copasa inaugura sua primeira unidade de pesquisa para produção de fertilizante orgânico composto do tipo classe B a partir do lodo gerado em estações de tratamento de esgoto, misturado com materiais remanescentes de podas vegetais, em Belo Horizonte, MG. Iniciativa é resultado de parceria para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação estabelecida entre a Copasa e a empresa TreeCompost em junho de 2022. (Copasa; TreeCompost)

Manuchar, distribuidora de produtos químicos com sede em Antuérpia, na Bélgica, assinou acordo para adquirir a Plury Química, importadora e distribuidora de aditivos, ingredientes e outros produtos químicos para o mercado de alimentos e industrial, inclusive para o setor de nutrição vegetal. Valor não foi divulgado. (Manuchar; Plury Química)



LEIA MAIS:

Controle alternativo e manejo químico de nematoides