Overview by AgriBrasilis (20-26/11)

Notícias América Latina /News on Latin American agribusiness sobre o agronegócio

Exportações de soja brasileira para a China sofreram queda de 15% em outubro

País consome 230 milhões de litros de herbicidas e 350 milhões de litros de outros agroquímicos por ano. Existem 5.387 produtos formulados registrados no Serviço Nacional de Inocuidade e Qualidade Alimentar. Herbicidas são o grupo majoritário, com 42%, seguido dos inseticidas e fungicidas, com 43%. Acaricidas, nematicidas, moluscicidas, reguladores de crescimento e outros produtos representam apenas 14%. (INTA; Senasa)

Governo considera restabelecer taxa de câmbio especial para produtores de soja com objetivo de aumentar exportações. (Reuters)

Seca e geadas levam a queda na produção de cevada. Safra foi de 4 milhões de toneladas, 200 mil toneladas menor ante a safra anterior. Entre os problemas, estão danos na ponta da espiga e interrupção do enchimento dos grãos. (Bolsa de Comercio de Buenos Aires)

Entra em vigor o Plano LanAr, medida de assistência econômica que beneficiará produtores com rebanhos de ovinos de até 3.500 cabeças. Aporte será de Arg$ 600 por cabeça tosquiável. Investimento total é de  Arg$ 1,2 bilhão. (Governo da Argentina)

Votação do PL 1.459/2022 é adiada para 29/11. Proposta visa diminuir tempo máximo de registro de defensivos para dois anos e estabelecer a análise de risco, substituindo o prazo de 8 a 10 anos e a análise de perigo, respectivamente. (Agência Senado)

Coopercitrus inaugura fábrica de ração em Colina, SP, com capacidade de produção de 40 toneladas/hora, com investimento de R$ 15 milhões. (Coopercitrus)

Área plantada com soja deve aumentar 24,4% nos próximos 10 anos, para 51,5 milhões de hectares, especialmente em estados do Nordeste. Crescimento estimado em 10 milhões de hectares. (MAPA)

Casa dos Ventos e Mosaic anunciam acordo para geração de energia eólica no Nordeste. Iniciativa visa “descarbonizar” o consumo de energia da Mosaic no Brasil. Acordo prevê fornecimento de 30 megawatts-médios de energia, produzidos no Complexo Eólico Umari, no RN, a partir de 2026. Valor do contrato, com prazo de 14 anos, não foi divulgado. (Mosaic Fertilizantes; Casa dos Ventos)

Sicredi disponibilizou no primeiro trimestre do Plano Safra 2022/23 mais de R$ 5,8 bilhões para a agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Total de crédito liberado pelo programa foi 53% maior em comparação com o ano anterior. (Sicredi)

Campanha contra febre aftosa em SP já vacinou 2,9 milhões de bovinos e bubalinos e está prevista para encerrar em 30 de novembro. (GEDAVE)

Volume recebido de amêndoas de cacau pelas indústrias processadoras passou de 15.201 toneladas para 16.810 toneladas em outubro. Aumento de 10,5% em relação ao valor de setembro. (Associação Nacional das Indústrias Processadoras de cacau)

Cafeicultores já podem acessar crédito para financiamento da produção e recuperação de cafezais danificados por meio do programa do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira. Extratos das contratações foram publicados no Diário Oficial da União. (Funcafé)

Foco da praga Moniliophthora roreri, causadora da doença Monilíase do Cacaueiro, foi detectado no AM, na fronteira com Colômbia e Peru. A praga afeta também o cupuaçu e causa perdas na produção e elevação nos custos. MAPA deve adotar medidas de contingência em conjunto com instituições de Sanidade Vegetal e de pesquisa. (MAPA/ADAF/LFDA-GO)

Exportações de soja brasileira para a China sofreram queda de 15% em outubro em relação ao mesmo período no ano anterior, totalizando 2,8 milhões de toneladas exportadas. (Administração Geral das Alfândegas)

Catar aumentou em 40% o volume de carne de frango importada do Brasil, sendo que 70% do frango consumido no país é de origem brasileira. A cadeia de produção segue os critérios Halal, uma certificação obrigatória para carnes consumidas por muçulmanos. (ABPA)

MAPA envia força tarefa ao AM para impedir entrada da fusariose (Fusarium oxysporum). Praga possui alto potencial destrutivo e afeta bananeiras que produzem as variedades Nanica, Terra, Prata e Maçã. Fungo já está presente na Colômbia e no Peru. (MAPA)



Condições climáticas favorecem a incidência da mosca Drosophila suzukii, devido à maior umidade relativa e altas temperaturas. (Fedefruta)

Exportações de cereja para os EUA subiram de 4.638 para 7.615 toneladas em 2021. Com a chegada do inverno, esperam-se números semelhantes em 2022. Prevista contração de 7% na exportação de uvas e mirtilos para os EUA. (Asoex)

Anunciada primeira conferência ministerial mundial para reduzir as emissões de metano. Evento deve ocorrer na terceira semana de março em Viña el Mar. (Ministérios da Agricultura)

Vacinação contra febre aftosa avança no país. 5,6 milhões de bovinos e bubalinos receberam a vacina, que corresponde a 18,5% das vacinas a serem aplicadas. (Instituto Colombiano Agropecuário)

Ministério da Agricultura e Pecuária fornece 450 sacos de ureia, subsidiadas em 50%, a pequenos e médios produtores na região de Paute, a fim de amortecer os impactos das altas de fertilizantes no mundo. (Ministério da Agricultura e Pecuária)

Senasica autoriza importação de carne bovina de 22 unidades de processamento da Argentina, após 8 anos de negociações. Em julho, foi realizada auditoria onde os inspetores do Senasica verificaram que o sistema de controle argentino atende aos padrões sanitários e de segurança alimentar exigidos pelo México. (Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar)

País libera importações de carne suína do Brasil a fim de ajudar a combater a inflação. Único estado autorizado até o momento é SC, único reconhecido pela WHOA como livre de febre aftosa sem vacinação. (MAPA)

Hazera lança variedades de tomate resistentes ao vírus do tomate marrom rugoso (ToBRFV). O vírus afeta o comércio, já que reduz rendimentos e causa problemas de coloração e manchas marrons no fruto. (Hazera)



Pelo menos mil hectares excedentes de mirtilos serão plantados em 2022, chegando a 17.943 hectares. Expectativa é de 20 mil hectares em três anos. (Terra Business)

Alta de preços contribui para crise alimentar no país. Batata e frango são os principais alimentos afetados. Taxa de inflação anual atinge mais de 8%. Peru apresenta as maiores taxas de insegurança alimentar da América Latina. (FAO)

China assina protocolo de requisitos fitossanitários para habilitar a importação de sorgo uruguaio. China é a maior importadora mundial deste cereal. (MGAP)

Frigorífico brasileiro Minerva SA negocia a compra da empresa japonesa Breeders & Packers Uruguay (BPU). Acordo deve ser fechado antes de 15 de dezembro. A BPU é responsável por abater cerca de mil cabeças por dia. Ao completar a aquisição, Minerva ampliará em 40% sua capacidade de abate no Uruguai, que já conta com três unidades no país, com capacidade combinada para abater 2.500 cabeças por dia. (Minerva SA)


LEIA MAIS:

Segurança alimentar e fome na América Latina