Brasil Agrochemical Update 24/08

Mercado de defensivos Fertilizer and Pesticide news

Mercado de Fertilizantes e Agrotóxicos no Brasil

  • Governo do MS dispensa nota fiscal para transporte de embalagens vazias e tampas de defensivos agrícolas através do Decreto nº 16.012, de 19 de agosto de 2022. Apresentação da nota fica dispensada desde que substituída por declaração que contenha número de rastreabilidade da solicitação de coleta; dados do remetente, destinatário e da transportadora; e descrição do material. Objetivo é incentivar cumprimento das leis ambientais. (Imprensa Oficial do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul)
  • Estima-se que 5% a 10% dos adubos ainda não foram comercializados para a safra de soja 2022/23. Para a segunda safra de milho, plantada a partir de fevereiro de 2023, foram comprados apenas 30% dos fertilizantes necessários para a adubação das lavouras. (Mosaic Fertilizantes)
  • Projeto Potássio Autazes, da Potássio do Brasil, irá explorar minas de potássio através de método sustentável, que não causará danos ao solo e ao meio ambiente. Será extraída a silvinita, rocha composta por cloreto de sódio e cloreto de potássio. Empresa objetiva atingir produção média de 2,4 milhões de toneladas por ano. (Potássio do Brasil)
  • UPL e Oro Agri anunciam parceria para co-distribuição e desenvolvimento de óleo de laranja, solução biológica eficaz contra pragas e doenças, com funções fungicidas, inseticidas e acaricidas. (UPL; Oro Agri)
  • MAPA publica lista com 28 processos prioritários para registro de agrotóxicos. Objetivo é priorizar produtos para controle das mais importantes pragas da agricultura brasileira. Seis pragas prioritárias não tiveram nenhum pleito de registro de agrotóxico elegível. (Ministério da Agricultura)
  • Ações da Fertilizantes Heringer caem 13,3% após empresa informar sobre investigações de denúncias de fraudes. Heringer está em recuperação judicial e tem retomado operações gradativamente, com 12 fábricas misturadoras em operação e duas ainda inativadas. Entregas de fertilizantes aumentaram 1,8% no segundo trimestre ante o mesmo período de 2021, alcançando 242 mil toneladas (Fertilizantes Heringer)
  • Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo e Polícia Rodoviária Federal cumprem mandados em Franca e região contra quadrilha especializada em falsificação de agrotóxicos durante operação denominada “Piratas do Agro“. Foram emitidas 32 ordens judiciais contra membros da organização criminosa. (Gaeco; PRF)
  • Adama irá implementar soluções de rastreabilidade em suas embalagens de defensivos no início de 2023, buscando inibir venda e uso de insumos adulterados ou roubados. Sistema integrado de softwares permitirá identificar histórico dos produtos, como origem, destino e outros detalhes. (Adama)
  • Importações de fertilizantes totalizam 21,8 milhões de toneladas no acumulado do ano. Volume é 14,7% superior ante o mesmo período de 2021. Aumento foi devido ao adiantamento das compras pela indústria, em decorrência de receios com desabastecimento causado pela guerra entre Rússia e Ucrânia. (Itaú BBA)
  • Consumo de adubos pode recuar 6,2% até o final de 2022, atingindo 43 milhões de toneladas. Quebra da última safra de verão contribuiu para que solos contenham reservas e ainda não necessitem de aplicação de fertilizantes. (MB Agro)
  • Custos de produção da soja aumentam 26,6% em MS. O custo variável, que engloba insumos como sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas, é o principal fator responsável pelo aumento, com participação de 91,17% no custo total. (Aprosoja)
  • Justiça Federal determina que Ibama conclua reavaliação ambiental do tiametoxam e da clotianidina no prazo máximo de seis meses e que inicie e conclua em até 12 meses o processo de reavaliação ambiental do fipronil. Em até 30 dias, Ibama deve apresentar cronograma de tramitação que atenda os prazos fixados, enquanto que MAPA e Anvisa devem se manifestar para ingressar no feito na qualidade de interessados. (Justiça Federal do Rio Grande do Sul, 9ª Vara Federal de Porto Alegre)
  • Renato Seraphim assume o cargo de Chief Marketing Officer na UPL Brasil. Na Corteva, Paulo Pimentel assume a liderança da Brevant Sementes para Brasil e Paraguai, enquanto Guilherme Caldeira assume como gerente de marketing da linha de pastagem. (Corteva; UPL Brasil)
  • Ministro da Agricultura, Marcos Montes, afirma que há possibilidade de gargalo logístico na entrega de fertilizantes para safra 2022/23 aos produtores, embora insumos já estejam no país. “Alguns produtores estão aguardando o preço cair para poder comprar, o que pode criar um problema de logística na hora crucial”, disse o ministro em coletiva de imprensa no Congresso Brasileiro do Algodão. (13.º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado pela Abrapa)

LEIA MAIS:

Setor florestal uruguaio exporta US$ 2,5 bilhões por ano