Overview by AgriBrasilis (20/07/24 – 26/07/24)

Inflação deixou de ser a maior preocupação na Argentina

Levantamento realizado pela consultoria Opina Argentina indica que a inflação deixou de ser a maior preocupação dos habitantes do país. Pela primeira vez, o desemprego apareceu como principal motivo de preocupação dos argentinos, de acordo com 37% dos 2591 entrevistados pela consultoria. A inflação ficou em segundo lugar, com 29%. (Opina Argentina)

Perspectivas positivas para o setor de suínos. Associação Brasileira de Proteína Animal prevê que exportações de carne suína brasileiras, incluindo produtos in natura e processados, devem ultrapassar 100 mil toneladas em julho. Até 21 de julho foram embarcadas 89 mil toneladas. Exportações de 2024 estão em alta, com aumento de 4,1% em volume ante mesmo período de 2023. (ABPA)

Apesar do tempo seco ser positivo para a colheita do café, as condições climáticas trazem preocupação sobre a próxima safra. “Os preços do café na segunda-feira subiram após a Somar Meteorologia relatar que a região de MG não recebeu chuva na semana passada, em comparação com a média histórica da semana de 2,6 mm”, segundo a Barchart. “A safra total  – arábica mais conilon/canéfora – foi indicada em 66,04 milhões de sacas, ficando cerca de 4,3 milhões de sacas abaixo da estimativa preliminar… e praticamente em linha com a safra passada”, de acordo com Safras & Mercado. (Barchart; Safras & Mercado)

SLC Agrícola anunciou joint venture com a Agropecuária Rica, envolvendo a Fazenda Preciosa localizada no MT. SLC ficará com 55% de participação, e a outra empresa com os 45% restantes. Fazenda Preciosa conta com área de 21,8 mil hectares se for considerado o potencial de primeira e segunda safras, e deve ser usada inicialmente para produção de soja e milho. (SLC Agrícola)

Capal Cooperativa Agroindustrial anunciou parceria com Sicredi Novos Horizontes PR/SP e Sicoob Aliança para liberação de R$ 39 milhões por meio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé. Recursos serão investidos no norte do PR e no sudoeste de SP. Aproximadamente 600 cafeicultores associados serão beneficiados. Segundo Amilton Brambila, diretor financeiro da Capal, o crédito do Funcafé permite a ampliação do prazo de pagamento de insumos para a lavoura após a colheita, melhores condições de negociação com a cadeia de fornecedores e o aproveitamento de oportunidades de compra e venda. (Capal Cooperativa Agroindustrial)

MAPA suspendeu temporariamente a exportação de carne de aves para 44 países após identificar vírus da doença de Newcastle em um aviário de Anta Gorda, RS. Além disso, 70 servidores do ministério vão vistoriar 800 granjas para identificação de focos da doença. (MAPA)



Clima está em transição para o Fenômeno La Niña, com 69% de probabilidade de que o fenômeno se manifeste até o final de julho e continue ao longo do segundo semestre. São esperadas chuvas intensas, que poderão resultar em inundações repentinas e deslizamentos de terra. La Niña pode “causar danos à infraestrutura, reduzir a produtividade do trabalho, o capital humano e causar perdas na agricultura”, afirma Rodrigo Suárez, líder de sustentabilidade para a América Latina e Caribe da Marsh McLennan, empresa de seguros e gerenciamento de riscos. (Ideam; Marsh McLennan)

Durante 2023, a Secretaria de Agricultura rejeitou a entrada em território nacional de 1.463 remessas comerciais com mais de 263 mil toneladas de produtos agrícolas de risco, evitando a entrada de 258 pragas de importância quarentenária no país. (Sader)

Projeção de crescimento do PIB em 2024 se manteve em 3,8%. O setor agrícola apresentou pequeno aumento de 0,4% no último PIB trimestral, devido aos maiores níveis de produção de cana-de-açúcar, algodão, feijão, erva-mate, etc. Segundo o Ministério da Agricultura, as projeções para o próximo trimestre podem ser prejudicadas por conta da menor colheita do milho safrinha. (Capeco; Midagri)


LEIA MAIS:

Pedidos de recuperação judicial aumentaram 300% para agricultores de perfil Pessoa Física