Brasil Agrochemical Update 25/05

Mercado de defensivos Fertilizer and Pesticide news

Notícias sobre o mercado de defensivos e fertilizantes no Brasil

  • Anvisa aprova avaliação toxicológica de agrotóxico da Ihara (metominostrobina + impirfluxam + clorotalonil), em cumprimento à decisão judicial. (Anvisa)
  • Fertilizantes organominerais à base de biocarvão podem diminuir dependência de fertilizantes importados. No caso de nitrogênio e potássio, a liberação dos nutrientes pode ser mais gradual do que quando se utilizam fontes convencionais, prevenindo as perdas por lixiviação. (Embrapa Meio Ambiente)
  • Falta de fertilizantes prejudica produção de flores, por serem cultivadas em substratos inertes, com fertilidade proveniente apenas da adubação química. Falta do insumos impacta os custos de produção do setor. (Associação Riograndense de Floricultura)
  • Universidade Federal de Minas Gerais desenvolve fungicida atóxico e de baixo impacto ambiental feito de nanopartículas de nióbio. Eficiência foi comprovada em testes in vitro, in vivo e no campo. Para a ferrugem do café, doença causada pelo fungo Hemileia vastatrix, os resultados foram melhores dos que os obtidos com produtos convencionais. (UFMG)
  • Apreensões de agrotóxicos ilegais em Santa Maria, RS, crescem 6 vezes em um ano. Em abril, a entrada de 10 toneladas da Argentina marcou a maior apreensão de produtos já feita no Estado. (Polícia Rodoviária Federal)
  • Fertilizantes apresentam alta de preços de 110% para cultura da soja em MT, fazendo com que custos de produção aumentem 48% em comparação com abril de 2021. (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária)
  • Apreendidos 2.000 kg de fertilizantes vendidos de forma irregular em São José do Rio Preto, SP. Produtos eram fracionados em embalagens menores e vendidos através da internet. (Mapa)
  • Feijão tem resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima do limite permitido, sendo o glifosato o produto mais encontrado. Em pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura, 89% das amostras de feijão-de-corda e 32% de feijão comum apresentavam irregularidades em 2019. Em 2020, valores foram de 77% e 37%, respectivamente. Resultados de 2021 ainda estão sendo avaliados. Segundo a Anvisa, irregularidades encontradas não apresentam risco agudo em caso de consumo desses alimentos. (Anvisa; Mapa)
  • Importação de fertilizantes da Rússia cai 9%. Canadá, China, Nigéria e Israel elevam oferta para o Brasil. Em abril, foram importados 3,25 milhões de toneladas de fertilizantes, valor 71% maior do que no mesmo período do ano anterior. (Secretaria de Comércio Exterior)
  • Apreensão de 1.220 L de paraquate no Noroeste do Rio Grande do Sul. De acordo com Rafael Friederich de Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Secretaria de Agricultura do estado: “A entrada desse agrotóxico no Brasil se dá de forma ilegal, em geral trazidos da Argentina e Uruguai, o que tem exigido grande esforço dos órgãos policiais e de fiscalização. Aqueles que adquirem este produto, em geral, sabem da proibição, mas mesmo assim assumem o risco”. (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural)
  • Novo fungicida híbrido da Summit Agro inclui óleo de melaleuca e difenoconazol em sua composição e pode ser utilizado na cultura da soja. (Summit Agro)

 

LEIA MAIS:

Brasil Agrochemical Update 18/05

Aprovação de Registro de Agrotóxicos (2021)