
Relançado “Selo Bioproduto Argentino”, incorporando novas categorias, inclusive bioinsumos para uso agrícola. Ferramenta promove oportunidades de valor agregado para produtos, subprodutos e resíduos da agroindústria, na criação de uma nova cadeia produtiva. (Ministério da Agricultura)
Produção de trigo aumenta nos três primeiros meses da campanha 2021/22. Foram moídas mais de 1,3 milhão de toneladas, 4% a mais em relação ao mesmo período da campanha anterior. (Bolsa de Cereais de Córdoba)
Geadas intensas dos últimos dias de março e início de abril causam danos em cultivos de várias regiões. Soja e milho poderão ser os mais afetados. (Bolsa de Cereais de Buenos Aires; Serviço Meteorológico Nacional)

Governo determina importação de até 10 mil toneladas de farinha de trigo para garantir abastecimento do mercado e evitar aumento do preço do pão. Compra será realizada com recursos do Fundo Rotativo de Segurança Alimentar do país. (Governo Federal)

Anunciado desconto de 32,5% nos financiamentos para produtores rurais atingidos pela seca. Desconto vale para parcelas do Pronaf com vencimento entre 1º de janeiro a 31 de julho de 2022. Governo abre crédito extraordinário de R$ 1,2 bilhão para concessão dos descontos. (Ministério da Agricultura)
Produtores de arroz do RS colheram 563 mil hectares até o momento, cerca de 60% da área total semeada, alcançando produtividade média de 8.545 kg/ha. (Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul)
Prévia da carga tributária (peso dos impostos e demais tributos sobre a economia) subiu para 33,9% do Produto Interno Bruto, em 2021. Em 2020, o indicador tinha atingido 31,76%. Segundo o Tesouro Nacional, a reversão de várias isenções e reduções de tributos concedidas durante a pandemia de Covid-19 e a recuperação da atividade econômica após a contração de 2020 foram fatores que influenciaram a carga tributária. (Tesouro Nacional)
Café conilon tem proliferação de caramujo-africano (Achatina fulica) no norte do Espírito Santo, a apenas algumas semanas da colheita. Incidência do caramujo se justifica pelo alto volume de chuvas nos últimos meses. (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural)
Curso de capacitação em pastagens, oferecido pela Embrapa Gado de Corte, volta a ser oferecido para técnicos e produtores em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Tópicos do curso incluem formação, manejo e estresses bióticos e abióticos em pastagens; conceitos de sistemas integrados e sustentabilidade; uso de maquinários; solos do Cerrado e adubação; dentre outros. (Embrapa Gado de Corte)
Cotrijal inaugura três novos silos com capacidade de 4.065 toneladas cada e investimento total de R$ 11 milhões. (Cotrijal)
Lançada cultivar de feijão pelo Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa da Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul. Cultivar RS Centenário apresenta produtividade média elevada, de 1.685 kg/hectare. (Ceafa)

Iniciada chamada para priorização de avaliação de pedidos de autorização de agrotóxicos. Mecanismo permite que associações comerciais ou organizações de produtores agrícolas, sejam nacionais ou regionais, priorizem um ou mais agrotóxicos de acordo com sua necessidade. Agrotóxicos que se candidatam a esse processo de priorização já devem estar inseridos no Serviço Agrícola e Pecuário para seu processo de registro, seja na fase I ou na fase II, não sendo aceitos pedidos de novos agrotóxicos. (Serviço Agrícola e Pecuário)

Governo remove tarifas de importação de 39 insumos agrícolas por 12 meses com o objetivo de reduzir pressões inflacionárias e diminuir custos de produção de alimentos. (Governo Nacional)

Recomendado que produtores em Durango aproveitem preços e vendam animais por conta da intensificação da seca, que deverá acontecer a partir de meados de abril. Mais de 2 milhões de cabeças de gado de Durango correm o risco de se perder, já que previsão é que estiagem seja extremamente grave. (União Pecuária do Setor Social)

PIB cresce 4,2% em 2021, abaixo do esperado. No último trimestre de 2021, a economia experimentou variação de 0,6%. Setores agropecuário e das binacionais pressionaram para baixo os resultados. (Banco Central do Paraguai)
Bananicultores rejeitam exclusão da fruta em merendas escolares fornecidas pelo governo do Alto Paraná. Portaria do Ministério da Educação pretende excluir a ba
Exportações de milho do primeiro bimestre de 2022 caem 83% com relação ao mesmo período de 2021. Foram exportadas apenas 114.643 toneladas em 2022, frente ao volume de 679.920 do ano anterior. (Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas)

Programa de Desenvolvimento Produtivo Agrário destinou 410 toneladas de guano (adubo orgânico) a 11 distritos e três associações cafeeiras da região de Junín, buscando fortalecer a agricultura familiar. (Ministério da Agricultura)

Exportadas quase 2.000 toneladas de maçãs no primeiro trimestre de 2022, sendo o Brasil o principal importador. (Ministério da Agricultura)
