Crescimento do mercado de biológicos

Publicado em: 9 de março de 2022

“… biológicos serão a regra e os químicos, a exceção …”

Douglas Gomes é gerente de inovação da Biotrop. Gomes é graduado em biologia com doutorado em genética pela Universidade Federal do Paraná.

Douglas Gomes, gerente de inovação da Biotrop.

AgriBrasilis – A seca e o excesso de chuvas podem influenciar na eficácia dos produtos biológicos?

Douglas Gomes – Sempre que pensamos em produtos destinados à agricultura, sejam químicos ou biológicos, devemos nos atentar às condições ambientais em que serão aplicados. Ou seja, situações extremas de estresse não prejudicam apenas o biológico, mas todo o sistema, incluindo a cultura instalada. Em contrapartida, quando aplicado de acordo com as recomendações técnicas, os biológicos apresentam papel importante auxiliando as plantas a superarem condições desfavoráveis, entre elas a seca. Com esse objetivo, estudamos diferentes microrganismos e encontramos três espécies complementares em mecanismos de ação, que protegem as plantas em condições limitadas de água, mantendo a elevada produtividade das áreas que passaram por períodos de escassez hídrica durante seu ciclo. Esse é um grande exemplo de como os biológicos estão revolucionando o manejo agrícola.

AgriBrasilis – A falta de insumos agrícolas também se repete para os produtos biológicos?

Douglas Gomes – Diferente do que temos visto com ocorrendo com produtos químicos, escassez e o elevado custo desses insumos, para os bioinsumos o cenário é outro. Temos autonomia na produção dos biológicos e empregamos matérias primas nacionais e de qualidade. Impulsionado, principalmente pela performance dos produtos, o crescimento da Biotrop nos últimos anos foi acima da média, refletindo a grande adoção dos biológicos na agricultura. Essa autonomia no suprimento de produtos biológicos reflete em muito no dia a dia do cliente, em seu planejamento e na performance agronômica da lavoura.

AgriBrasilis – Quais as expectativas para o mercado de biológicos no Brasil?

Douglas Gomes – A expectativa não é modesta, acreditamos que haja uma inversão de valores na agricultura, uma nova revolução, onde os biológicos serão a regra e os químicos a exceção.  Para que isso ocorra, é indispensável o investimento em soluções inovadoras e exclusivas, que atendem aos principais requisitos para o sucesso de um bioinsumo, com destaque para a qualidade, estabilidade, shelf life, eficiência e retorno sob o investimento.

AgriBrasilis – O que a Biotrop tem de novo para o mercado?

Douglas Gomes – A Biotrop oferece ao mercado um portifólio completo em soluções biológicas e naturais inovadoras, que são compatíveis com a agricultura regenerativa e sustentável. Temos em mente os inúmeros desafios do agronegócio, com destaque para as mudanças climáticas, e disponibilizamos tecnologias completas em mecanismos de ação. Produtos biológicos de qualidade e performance superior são nossos fundamentos. Conhecemos o potencial de nossos ativos biológicos, o que nos permite o melhor posicionamento das tecnologias. Dispomos de uma equipe multidisciplinar capacitada para oferecer o suporte que nossos clientes merecem. Esses são alguns dos diferenciais da Biotrop, uma empresa que disponibiliza ao mercado soluções práticas em atendimento aos anseios da agricultura contemporânea.

 

LEIA MAIS:

Anomalias na soja em Mato Grosso