Brasil Agrochemical Update -16/02

Publicado em: 23 de fevereiro de 2022

  • Importações de adubos e fertilizantes totalizaram US$ 15,2 bilhões em 2021, valor 90% maior que o ano anterior. Foram importadas 41,5 milhões de toneladas de fertilizantes, num preço médio de US$ 364,34 por tonelada. (Secretaria de Comércio Exterior)
  • Atraso na entrega de herbicidas para a safra de milho, principalmente de atrazina, o mais usado na cultura. Falta é mais crítica nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo,regiões que tiveram suas produções da primeira safra afetadas pela seca. (Abramilho e Aprosoja)
  • Vazio santário no Rio Grande do Sul para o plantio de soja na safra 2022/23. O calendário foi publicado pelo Ministério da Agricultura por meio da portaria n° 516. Durante o período de 90 dias, não se pode manter plantas de soja vivas em qualquer etapa de desenvolvimento. O vazio sanitário, inédito no estado, é estratégia para controle da ferrugem asiática causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. (Ministério da Agricultura)
  • Antecipação do calendário de plantio da soja pode ocasionar riscos maiores de ataques de pragas e doenças fúngicas, com perda mais rápida da eficiência das moléculas para o controle de doenças como a ferrugem, além de aumento na aplicação de agroquímicos. (Embrapa)
  • Grupo Acron pretende retomar as obras na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) no Mato Grosso do Sul em junho. As vendas das fábricas da Petrobras podem gerar desabastecimento do produto no mercado interno, que já é bastante dependente de importações. (Federação Única dos Petroleiros – FUP; Grupo Acron)
  • Conflito entre Rússia e Ucrânia pode levar a aumento no custo de fertilizantes. Rússia responde por cerca de 22% de todo o fertilizante importado pelo Brasil em 2021. (Rabobank)
  • Departamento de Operações de Fronteira apreende 2 mil L de agrotóxicos de uso proibido, em Ponta Porã, MS. O produto era análogo ao paraquate. (DOF)
  • Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal relata instabilidade no fornecimento de matéria prima para produção de defensivos agrícolas entre suas 26 empresas associadas. (Sindiveg)
  • ANVISA aprova avaliação toxicológica de novo ingrediente ativo, Bistrifluron, inseticida da IHARA. (ANVISA)