Diretor Executivo da BRA Agroquímica comenta sobre a atividade comercial
AgriBrasilis – De acordo com o comunicado publicado da BRA, está somente irá comercializar os produtos cujos registros agora são vendidos para a Nutrien?
Victor Vargas – A BRA, empresa de capital fechado e 100% brasileira, continua com seus registros e suas marcas de herbicidas e inseticidas voltados para a cultura da pastagem. A transação com a NUTRIEN se restringiu a registros (produtos) voltados especificamente para culturas como soja, milho, algodão, café, cana-de-açúcar, entre outros. A NUTRIEN passará a comercializar esses produtos com sua própria marca diretamente dos fornecedores homologados nesses registros.
AgriBrasilis – Quantos registros aprovados e em andamento de produtos técnicos e formulados fizeram parte desta negociação?
Victor Vargas – Conforme publicação oficial das companhias, foram em torno de 100 registros entre produtos técnicos e formulados aprovados e em fase de registro.
AgriBrasilis – Como será a atuação da BRA de agora em diante?
Victor Vargas – A BRA é detentora de seus registros e importa e/ou formula seus produtos aqui no Brasil. Nós sempre demonstramos grande apetite para a cultura de pastagem, sendo a maior parte de seu faturamento oriundo deste mercado. Temos atendido a nível BRASIL revendas, distribuidores e pecuaristas. Temos uma equipe comercial toda voltada para este segmento e inclusive um armazém na cidade de Redenção, no estado do Pará, justamente para estar próximo de um dos maiores polos pecuários do mundo. Possuímos todo um portfólio de produtos que atende todas as necessidades de nossos clientes. Além disso, possuímos em processo de registro ativos como Triclopir, Fluroxypir, Metsulfuron-methyl e outras misturas que devem ser aprovados dentro um a dois anos. Assim, teremos todos os ativos relevantes para esta cultura tão importante para nosso país.
AgriBrasilis – Qual a atratividade do mercado de pastagens em relação aas grandes culturas, como soja, algodão, milho, …?
Victor Vargas – As culturas que maior causam impacto na agricultura brasileira são a soja, cana-de-açúcar e milho. Somos também um excelente produtor de algodão e café. É importante ressaltar que a pecuária brasileira é extremamente competitiva no mercado internacional e o nosso pasto ainda não é tratado o suficiente para alcançar a verdadeira capacidade para produção de carne bovina. Quanto maior for o investimento no tratamento das pastagens, melhores serão os resultados. Mesmo a pastagem sendo considerada como cultura de nicho no Brasil, precisamos lembrar que nosso país é de dimensão continental. Enxergamos grande atratividade nesse segmento devido ao forte potencial de crescimento, os baixos índices de inadimplência e prazos de venda de defensivos mais atrativos que nas grandes culturas.
AgriBrasilis – Quais são os objetivos da BRA nos médio e longo prazos?
Victor Vargas – Nosso principal objetivo no médio e longo prazo é aumentar a nossa presença no segmento de pastagem e oferecer as melhores tecnologias que existem em herbicidas, inseticidas e nutrição foliar aos nossos clientes com o melhor custo-benefício.
