Semiárido mineiro produz frutas de alto padrão, mas dependência da irrigação é obstáculo

“A irrigação eleva os custos e para ter lucratividade os produtores têm de ter altas produtividades…”

Deny Sanábio é coordenador técnico estadual de fruticultura na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG.

Sanábio é engenheiro agrônomo e mestre em fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras.


AgriBrasilis – Quais são os entraves para produzir frutas no semiárido mineiro?

Deny Sanábio – O maior entrave é a dependência de irrigação, quer seja através dos perímetros irrigados (Jaíba, Gorutuba e Pirapora). A irrigação eleva custos e para ter lucratividade os produtores têm de obter altas produtividades. Vale destacar que as frutas produzidas na região são de alto padrão.

A comercialização também apresenta dificuldades, principalmente para agricultores familiares, que por vezes têm de escoar sua produção junto com outros produtores ou até mesmo entregar para agricultores com maior estrutura de comercialização. A falta de união também dificulta, pois são poucos os produtores ligados com associações ou cooperativas. Além disso, a distância dos grandes centros consumidores eleva os custos.

“É necessário o estabelecimento de parcerias com os setores de produção, pesquisa e extensão, comercialização e agroindústrias, envolvendo setores públicos e privados”

AgriBrasilis – O que é cultivado na região, e para quais mercados?

Deny Sanábio – O Estado é muito grande e a fruticultura é bem diversificada, como pode ser visto nesse documento: “Perfil da Fruticultura 2022“.

MG tem cerca de 140 mil hectares de área plantada em produção e mais 13 mil hectares em formação, ocupando o 4º lugar na produção nacional.

Estima-se que as perdas no mercado interno possam alcançar 40%. Essas perdas são em decorrência de tratos culturais, armazenamento e transportes inadequados, além da falta de informação dos integrantes da cadeia produtiva.

MG possui condições para produzir frutas tropicais, subtropicais e temperadas. Possui também situações especiais que permitem produzir o ano todo. Apesar das condições edafoclimáticas e regionais favoráveis à fruticultura, MG importa várias frutas que poderiam ser produzidas aqui.

A fruticultura utiliza grande quantidade de mão de obra, gerando mais de 500 mil empregos em MG e viabilizando as pequenas propriedades rurais. Para tanto, é necessário o estabelecimento de parcerias com os setores de produção, pesquisa e extensão, comercialização e agroindústrias, envolvendo setores públicos e privados, na busca pela obtenção de frutas de boa qualidade, oferta regular, livre de resíduos de agrotóxicos e a preços competitivos.

São necessárias parcerias, incentivos e políticas públicas que permitam a consolidação da fruticultura nos municípios mineiros.

AgriBrasilis – O que é o Circuito Fruticaminas?

Deny Sanábio – A EMATER-MG organiza o Circutio Fruticaminas, apoiada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e também por parceiros ligados a fruticultura, UFLA, EPAMIG, IMA e iniciativa privada. O Circuito começou quando em 2010 foi proposta a criação de uma série de eventos técnicos regionalizados.

O Circuito é feito de palestras técnicas e/ou oficinas, dias de campo, reuniões, parcerias, ações específicas para a fruticultura em diversas regiões de MG, disponibilizando informações técnicas e conjunturais aos produtores rurais, discutindo oportunidades no segmento da fruticultura.

O objetivo é a socialização de tecnologias visando a melhoria na quantidade e qualidade das frutas produzidas, aumento da renda do produtor, manutenção e geração de empregos. Nesses 14 anos foram realizados 127 eventos com a participação de 13.738 produtores e caravanas de mais de 511 municípios mineiros.

AgriBrasilis – Que outras atividades são promovidas pela Emater?

Deny Sanábio – São promovidos cursos, capacitações, videoconferências, disponibilidade de material técnico, visitas técnicas, Unidades de emonstração e Observação, representação em Câmaras Técnicas, apoio na comercialização, emissão do BIP (Boletim de Informação da Produção para a CEASAMINAS), etc.

AgriBrasilis – Que parcerias a Empresa fomenta para promover a fruticultura?

Deny Sanábio – Existem parcerias com o Instituto Mineiro de Agricultura, Empresa de Pesquisa de MG – Epamig, Ceasa, Universidades, MAPA, Institutos Federais, além de convênio com 811 municípios dos 853 existentes no estado, etc.

AgriBrasilis – Como a fruticultura contribui com o desenvolvimento regional?

Deny Sanábio – É uma atividade altamente rentável por hectare (ante outras atividades agropecuárias) quando o produtor utiliza as tecnologias apropriadas e alcança produtividades satisfatórias.

A fruticultura tem altos e baixos momentos em relação aos preços, porém nota-se que na média dos anos eles são satisfatórios. É uma atividade que gera emprego e renda. Para cada hectare implantado, a fruticultura gera 2 empregos diretos e 4 de forma indireta. Pesquisas do IBGE mostram que produtores que têm assistência técnica geralmente têm produtividade 4 vezes maior em comparação com aqueles sem assistência.

 

LEIA MAIS:

Pecuária precisa urgentemente de manejo hídrico sustentável