“Os atrasos estão ocorrendo na aquisição dos insumos de maneira geral, impactando também o mercado de fertilizantes especiais…”
Ithamar Prada é vice-presidente de marketing e inovação da ICL América do Sul, engenheiro agrônomo pela Esalq/USP e mestre em solos pela Universidade Federal de Uberlândia.
AgriBrasilis – Por que está ocorrendo atraso na compra de fertilizantes?
Ithamar Prada – O mercado de insumos em 2024 começou com atrasos em função dos produtores rurais estarem com atenção voltada à comercialização de grãos e aguardando melhorias nas relações de troca. No entanto, o mercado começou a avançar, principalmente pela aproximação da safra e a necessidade do uso das tecnologias para a obtenção de altas produtividades e rentabilidade. O setor conhece os desafios logísticos do Brasil e o atraso na comercialização pode impactar no recebimento dos insumos.
“O setor conhece os desafios logísticos do Brasil e o atraso na comercialização pode impactar no recebimento dos insumos”
AgriBrasilis – De que forma isso afeta o mercado de fertilizantes especiais?
Ithamar Prada – Os atrasos estão ocorrendo na aquisição dos insumos de maneira geral, impactando também o mercado de fertilizantes especiais. Por outro lado, o produtor rural e consultores brasileiros conhecem os resultados do uso dos fertilizantes especiais no desempenho das lavouras e começam a movimentar o mercado para garantir o acesso a tecnologias para a nova safra.
AgriBrasilis – Qual é sua percepção sobre o aumento das recuperações judiciais?
Ithamar Prada – O agronegócio é dependente de crédito para o financiamento da safra e o crédito rural é insuficiente para atender a toda esta demanda, vindo boa parte deste recurso por meio de bancos privados e indústria. O aumento nas recuperações judiciais aumenta a insegurança no fornecimento de crédito, o que pode aumentar os custos para a maior parte dos produtores rurais, portanto vejo esse processo com muita cautela.
AgriBrasilis – Como a indústria de insumos é impactada?
Ithamar Prada – A indústria de insumos e todo o setor são impactados pela queda no nível de confiança e consequente impacto na forma de concessão de crédito.
AgriBrasilis – Após a compra da Nitro 1000, há planos para mais aquisições?
Ithamar Prada – A ICL sempre está atenta às movimentações do mercado e analisa criteriosamente as oportunidades. Temos planos de crescimento no setor de bioinsumos e, além do crescimento nas tecnologias já presentes na Nitro 1000, trabalhos internos em P&D e parcerias, avaliamos a possibilidade de aquisições que possam complementar nossas competências e tecnologias.
AgriBrasilis – Por que a empresa está focando nos fertilizantes biológicos?
Ithamar Prada – Os bioinsumos têm um papel fundamental para a agricultura moderna, aliando ótimos resultados em performance no campo, com sustentabilidade e retorno financeiro aos produtores. Entendemos que os bioinsumos complementam e fortalecem nossa oferta aos produtores rurais e parceiros de negócios.
Existe uma relação direta entre fertilidade do solo e microbiologia do solo, bem como nutrição de plantas com fisiologia e saúde. Da mesma maneira como existe para os seres humanos, também existe esta correlação para as plantas. Outro ponto importante é que o perfil técnico de nossa equipe é o mesmo necessário para a prestação de serviço com qualidade nos bioinsumos.
AgriBrasilis – Como inovar com assertividade no mercado de nutrição de plantas?
Ithamar Prada – Para inovar com assertividade é fundamental ter processos bem estabelecidos em todo o ciclo de inovação, da criação da ideia até o desenvolvimento da experimentação agronômica. A inovação é um valor na ICL que é vivido no dia a dia, envolvendo pessoas de vários departamentos da empresa e parceiros externos. É fundamental ter conexão com o mercado, conhecendo as dores do campo. Da mesa forma, é necessário conhecer e respeitar a ciência e critérios de experimentação. É um trabalho muito satisfatório, mas que demanda estrutura, profissionais qualificados, tempo, energia e capital.
AgriBrasilis – Quais são as principais demandas dos agricultores?
Ithamar Prada – As principais demandas dos agricultores são por tecnologias que aumentem produtividade, estabilidade de produção e eficiência, tanto econômica quanto operacional. Adicionalmente, tem crescido a demanda por tecnologias que promovam maior sustentabilidade na cadeia produtiva.
LEIA MAIS: