Brasil Agrochemical Update - 19/10/2022

Mercado de defensivos Fertilizer and Pesticide news

Rússia é a maior fornecedora de fertilizantes ao Brasil

Queda dos preços dos fertilizantes pode levar produtores rurais à recuperação judicial. Quem comprou fertilizantes durante a alta de preços está tendo que vender seus produtos por valor abaixo do esperado. No início de 2022, eram necessárias 20 sacas de soja para comprar uma tonelada de fertilizante superfosfato simples. Agora são necessárias 10 sacas. “Alguns produtos, como o milho, que costumavam subir nesta época do ano não estão subindo, tornando fator negativo a diferença de preços de quem comprou fertilizantes na alta e que agora pode não conseguir remunerar esse preço caso os produtos finais, como soja, milho e algodão, estiverem abaixo do preço estimado, o que é uma expectativa por conta da queda dos insumos do setor”, alerta especialista em recuperação judicial, Douglas Duek. (Quist Investimentos)

Instituto de Desenvolvimento Rural do PR inicia trabalhos da rede Alerta Ferrugem da soja safra 2022/2023. Ações do Alerta Ferrugem consistem no monitoramento da presença de esporos da ferrugem-asiática da soja, através de coletores instalados em lavouras do PR. Trabalho demonstrou que é possível reduzir em 40% o número de aplicações de fungicidas. (IDR-PR)

Instituto Agronômico de Campinas realiza pesquisas para definir métodos de descarte e/ou reutilização de EPIs utilizados na aplicação de defensivos agrícolas. O tecido lavado, que contém resíduos, é analisado para descobrir quanto produto poderia passar para a pele do trabalhador e quanto poderia afetar o meio ambiente através de decomposição. (IAC)



Uso de produtos biológicos nas lavouras deve subir de 5% para 20% em 12 anos, aumentando sua participação no mercado mundial de pesticidas. “Tem havido migração grande e interesse das indústrias de insumos agrícolas, aportando boa parte do seu investimento em pesquisa nos produtos biológicos…”, segundo o líder regional de vendas em proteção de cultivos e sementes na Corteva, Delson Horn. (Corteva Agriscience)

Cristiano Pinchetti é o novo CEO da Indigo para a América Latina, deixando o cargo de CFO. O principal objetivo de Pinchetti é ampliar a base de clientes e quantidade de hectares onde se utilizam os produtos biológicos da empresa. (Indigo)

Novo método rápido e barato está sendo desenvolvido para análise de bioacumulação de pesticidas. Análise através de cromatografia gasosa com detector de massa foi utilizada para avaliar 23 pesticidas selecionados com base na capacidade de bioacumulação em organismos aquáticos, mostrando ser um método sensível e confiável para aplicabilidade em amostras de peixes. “As medidas demonstram que esse método é eficiente e confiável para esse tipo de análise, com recuperações na faixa recomendada pela Anvisa”, segundo Micaéla Diogo, da PUC Campinas. (PUC Campinas)

Ihara lança inseticida à base de acetamiprido + lambda-cialotrina, com formulação OD (dispersão em óleo), contra percevejos para as culturas da soja e milho. (Ihara)

Gabriel Picosse é o novo líder da área de desenvolvimento humano organizacional da Microgeo, fornecedora de adubação biológica. (Microgeo)



Aumento de 217,5% das importações de fertilizantes brutos e de 104,5% da categoria que contempla inseticidas, rodenticidas, fungicidas, herbicidas, reguladores de crescimento para plantas, desinfetantes e semelhantes, até a primeira semana de outubro de 2022. (Ministério da Economia)

Rússia é a maior fornecedora de fertilizantes ao Brasil, mas perdeu participação de mercado para exportadores do Canadá e EUA em 2022. Nos primeiros nove meses do ano, o Brasil comprou 27,88 milhões de toneladas de adubos no mercado internacional, ante 26,86 milhões no mesmo período de 2021. Das importações, 23% foram provenientes da Rússia, ante 25% de 2021. O Canadá elevou sua participação de 11% para 14% no comparativo anual. China forneceu 14% dos fertilizantes no mesmo período. (Itaú BBA)

Incêndio de grandes proporções atingiu a indústria de fertilizantes Embrafos, localizada na Rua José Soares Garcia, no Distrito Industrial, em Barretos, SP. O incêndio ocorreu na madrugada de domingo, 16/10. (Corpo de Bombeiros de Barretos)

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e outras entidades do setor agrícola se reuniram na Embaixada do Irã para discutir estratégias de “barter trade” de soja, milho e fertilizantes. Proposta envolve a exportação de grãos ou outras commodities para o Irã e, no retorno das mesmas embarcações, a importação de ureia e outros petroquímicos para o Brasil. (CNA)

Edson Akiyama é o novo diretor de customer enabling da Basf para a América do Sul. Akiyama substitui Renata Milanese Sorbo, que se tornou a nova diretora geral da Basf Country Cluster Sul, para a Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai. (Basf)

Lodo de esgoto tratado é transformado em adubo utilizado por pequenos produtores de Cuiabá, MT,  para cultivo de pastagem, através de parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural. Produto resultante é denominado “biossólido“. Rico em matéria orgânica, o biossólido é produzido pela Águas Cuiabá a partir do lodo de esgoto tratado, gerado durante a decomposição dos esgotos domésticos. (Águas Cuiabá; Empaer)



LEIA MAIS:

Produção de bioinsumos on farm reduz custos com agrotóxicos