“…preço médio de áreas direcionadas ao cultivo de grãos no Brasil foi de R$ 44.925,42 por hectare, mostrando variação nominal de 56,39% em 12 meses…”
André Guillaumon é engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba. Guillaumon é CEO da BrasilAgro e membro do Conselho Superior do Agronegócio.
A BrasilAgro é uma empresa brasileira especializada na compra e venda de propriedades rurais e na produção de alimentos, fibras e bioenergia, sendo uma das maiores empresas brasileiras em quantidade de terras agricultáveis.
AgriBrasilis – Qual o cenário da compra e venda de propriedades rurais? O que se espera para os próximos anos?
André Guillaumon – Nós somos uma empresa norteada por um objetivo anticíclico, ou seja, quando todos estão comprando, estamos vendendo e vice-versa. Realizamos duas importantes vendas em outubro passado e acreditamos que ainda existe uma janela com oportunidades para concretizar outras vendas nos mesmos patamares de retorno.
Estamos capitalizados e muito ativos na procura por novas propriedades. No entanto, em razão de diversas vertentes, os preços de terra estão em novo patamar. Dessa forma, estamos sendo zelosos para garantir a rentabilidade e efetividade na compra.
Para os próximos anos, é de se esperar que o preço das commodities continue forte e continue sendo refletido no preço das terras. Estamos bem posicionados e com balanço robusto para capturar novas oportunidades tanto de compras, como de vendas.
AgriBrasilis – Qual foi a valorização das áreas agrícolas nos últimos anos? Com preços de terras tão elevados, ainda vale a pena adquirir imóvel rural para plantio agrícola?
André Guillaumon – Segundo estudo do IHS Markit, de janeiro de 2022, o preço médio de áreas direcionadas ao cultivo de grãos no Brasil foi de R$ 44.925,42 por hectare, mostrando variação nominal de 56,39% em 12 meses.
Os preços das terras estão em patamares bem mais altos que nos últimos anos, e ao mesmo tempo, estamos vivendo um novo ciclo de valorização das commodities. Com isso, a margem do produtor agrícola ainda é bastante positiva, sem contar com os aspectos estruturais, que apontam para um crescimento da demanda mundial por alimentos.
Acreditamos que o agro continuará sendo por muito tempo um dos setores mais relevantes da economia brasileira.
AgriBrasilis – Como se dá a valorização das terras agricultáveis para venda posterior? Quais os principais investimentos?
André Guillaumon – A busca pela valorização das nossas propriedades rurais é o principal elemento de nossa estratégia. Na nossa visão, o valor de uma propriedade rural está relacionado à geração de caixa por unidade de área. Nesse sentido, procuramos maximizar o retorno sobre os nossos investimentos, identificando, adquirindo, desenvolvendo e operando propriedades rurais que acreditamos ter um alto potencial de valorização; otimizando o rendimento e a produtividade de nossas propriedades rurais por meio da implementação de tecnologia e técnicas agrícolas; e gerindo de maneira ativa nosso portfólio de propriedades rurais, norteados pelas seguintes premissas: (a) retorno imobiliário e operacional combinados; (b) diversificação de riscos climáticos e de culturas; (c) alocação eficiente de capital entre investimento e aquisição; e (d) realização de ganhos de capital através da venda de propriedades já desenvolvidas.
Investimos, principalmente, na atividade agrícola, infraestrutura, aplicação de tecnologias modernas e melhores práticas agrícolas para aumentar a produtividade operacional, permitindo o cultivo de culturas de alto valor agregado (soja, milho, cana-de-açúcar e outras) e pecuária, valorizando nossas propriedades rurais e diversificando o nosso portfólio.
AgriBrasilis – O que se procura em uma terra com potencial agrícola para que seja considerada apta a receber investimentos?
André Guillaumon – A propriedade deve apresentar características que permitam aumentar sua rentabilidade através de implementação de tecnologias, técnicas de manejo que aumentem a produtividade, ganho de escala, aptidão para cultivo de culturas com maior valor agregado, por exemplo, uma área de pastagem com aptidão para cultivo de grãos.
AgriBrasilis – Como é realizado o processo de avaliação do valor de uma propriedade agrícola?
André Guillaumon – O valor de uma propriedade rural está relacionado à geração de caixa, o valor da terra é múltiplo do que ela produz. Para estimar o valor de mercado, levamos em consideração o seu nível de desenvolvimento, a qualidade do solo e sua maturidade e a aptidão e potencial agrícola.
